Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadora Patrícia Saboya é detida na Itália

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadora Patrícia Saboya é detida na Itália

Congresso em Foco

3/9/2009 19:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36925" align="alignleft" width="300" caption=""][/caption]

Fábio Góis
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) foi detida nesta quinta-feira (3), para "averiguação", no Aeroporto Fiumicino, em Roma. Segundo informações do Departamento de Assistência Consular do Itamaraty, a detenção se deu porque uma das acompanhantes da parlamentar deu um espirro durante o desembarque. Após discutir com as autoridades aeroportuárias italianas, a senadora acabou liberada.

Na Itália a convite para um casamento, a senadora confirmou há pouco o episódio. Ao chegar ao aeroporto italiano, ela e mais duas amigas foram abordadas por policiais italianos, que passaram a revistar suas bagagens. O procedimento durou cerca de meia hora, segundo a senadora - que goza de licença para tratamento de saúde. Os agentes de segurança não levaram em conta o fato de se tratar de uma senadora da República.

No auge da confusão, o chefe dos policiais informou que só o embaixador do país na Itália poderia interceder. Foi então que, por meio de seu gabinete no Senado, Patrícia conseguiu falar com o embaixador brasileiro em Roma, José Viegas Filho. Mas, ao ver que a brasileira contatou o embaixador para intermediar a situação, o policial não quis falar ao telefone com Viegas, negou informar o próprio nome e, segundo a senadora, não explicou por que havia ordenado o procedimento.

Depois de muita discussão e de todas as bagagens revistadas, com mais de dez policiais cercando as três brasileiras, o policial devolveu o passaporte de Patrícia. A decisão foi tomada porque, segundo a própria senadora, seus protestos aos gritos em pleno aeroporto já começavam a expor o ridículo da situação: uma senadora retida, com duas amigas, sem explicações substanciais ou tratamento adequado para autoridades federais, só porque uma delas espirrou.

Ao tentar solucionar o contratempo, a assessoria do Itamaraty disse acreditar que o procedimento é reservado aos casos de suspeita de infecção pelo vírus da nova gripe (H1N1). Mas ainda não há posicionamento oficial sobre o ocorrido. 

Em resposta ao que considera desrespeito ao Legislativo e à mulher brasileira, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado emitiu uma nota de protesto contra "maus tratos e constrangimentos" impostos à senadora, "sem maiores explicações".

Leia a nota da Comissão de Relações Exteriores:

"Na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), venho a público protestar contra os maus tratos e constrangimentos impostos pela polícia italiana à senadora Patrícia Saboya, detida, sem maiores explicações, no Aeroporto de Fiumicino, em Roma. Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condição da mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu.

Sala da Comissão, 03 de setembro de 2009,
Eduardo Azeredo - Presidente da CRE" 
 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado injeta 23 emendas em MP que libera R$ 1 bi a municípios

Suplicy questiona Sarney sobre aumento orçamentário do Senado

Distribuição do Tamiflu é deficiente, admitem especialistas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES