Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lira marca eleição para vice-presidência e duas secretarias da Mesa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

após trocas de partido

Lira marca eleição para vice-presidência e duas secretarias da Mesa

Arthur Lira decidiu que a vaga na Mesa Diretora pertence ao partido ao qual coube o cargo em questão, nos termos do acordo para eleição da Mesa no biênio 2021 a 2023.

Congresso em Foco

23/5/2022 | Atualizado às 20:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ex-vice-presidente da Cãmara, Marcelo Ramos conhece bem os métodos de Lira e alerta para a necessidade de desarme da bomba do orçamento secreto.

Ex-vice-presidente da Cãmara, Marcelo Ramos conhece bem os métodos de Lira e alerta para a necessidade de desarme da bomba do orçamento secreto.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou eleição para três cargos da Mesa Diretora na próxima quarta-feira (25). Lira decidiu destituir os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União Brasil-MS) dos cargos de primeiro-vice presidente e segunda e terceira secretárias por terem trocado de partido. O aval para a nova eleição foi dado nesta segunda-feira pelo ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF), reviu sua posição e concluiu que a decisão cabe à própria Câmara. Anteriormente ele havia se manifestado pela manutenção de Marcelo Ramos no cargo. As candidaturas terão de ser registradas na Secretaria-Geral da Mesa até as 19 horas desta terça-feira (24). Os candidatos devem pertencer, respectivamente, ao PL, ao PT e ao PSDB, legendas pelas quais Ramos, Marilia e Rose se elegeram para a Mesa Diretora. Lira reverte decisão tomada em 2016 pelo então presidente Eduardo Cunha (Questão de Ordem 168/16) que permitiu a manutenção do cargo na Mesa Diretora caso o titular mude para um partido do mesmo bloco. A decisão de Cunha permitiu que o então deputado Felipe Bornier mantivesse o cargo de 2º secretário mesmo após trocar o PSD pelo Pros. Arthur Lira decidiu que a vaga na Mesa Diretora pertence ao partido ao qual coube o cargo em questão, nos termos do acordo para eleição da Mesa no biênio 2021 a 2023. O Regimento Interno da Câmara estabelece que, se houver mudança de partido, o membro da Mesa perderá automaticamente o cargo que ocupa. A decisão de Cunha já havia sido parcialmente revista (Questão de Ordem 268/17) em 2017, quando alguns blocos firmaram acordo para admitir apenas candidaturas avulsas do mesmo partido a que ficou destinada a vaga. Assim, naquela ocasião, a Mesa indeferiu candidaturas avulsas de candidatos de outros partidos do mesmo bloco parlamentar. Marcelo Ramos atribuiu a decisão de Lira à pressão do governo para destituí-lo de um posto de comando da Câmara, uma vez que ele é forte crítico do Jair Bolsonaro e que deixou o PL exatamente por causa da entrada do presidente na sigla. (Com informações da Agência Câmara)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TSE Câmara PT PSDB Eduardo Cunha Jair Bolsonaro pl arthur lira troca de partido Alexandre de Moraes Rose Modesto marilia arraes Marcelo Ramos

Temas

Nota Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

JUDICIÁRIO

STF se manifesta sobre Moraes e rebate acusações do governo Trump

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

Tarifaço

Veja os produtos perecíveis mais afetados por tarifa dos EUA

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES