Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/2/2020 14:38
Para o ex-presidente, o governo deveria cessar com a "guerra contra o marxismo cultural e o globalismo", tantas vezes verbalizados pelo próprio Bolsonaro quanto por seus ministros e deveria focar em levar ao povo mais educação, ciência e tecnologia. "Se, em vez de guerrear contra fantasmas (como o "globalismo" ou a penetração "gigantesca" do "marxismo cultural"), os que se ocupam da educação, da ciência e da tecnologia no Brasil voltassem sua vista para observar como se dá a competição entre as grandes potências e dedicassem mais atenção à base científico-tecnológica requerida para desenvolvimento de um país moderno, democrático e que preza a liberdade, estaríamos mais seguros de que nossas inquietações, com o tempo, encontrarão solução", disse.
Fernando Henrique Cardoso teme que o Brasil fique muito para trás em relação aos outros países, justamente por não focar no desenvolvimento intelectual e tecnológico. "No mundo contemporâneo, a tradução de ciência em tecnologia se acelerou. E o Brasil tem mostrado dificuldade de acompanhar essa aceleração, o que tende a aumentar a distância entre nós e os países mais avançados, limitando as nossas possibilidades de desenvolvimento".
FHC disse invejar os norte-americanos por, apesar das fortes separações raciais, terem desenvolvido um forte sentimento de nação. "Será que conseguimos de verdade criar uma nação consciente de seu destino comum e acreditar que ele seja bom?", questionou ao leitor.
> As teorias do novo presidente da Funarte sobre o rock

Tags
LEIA MAIS
Projeto de lei
Educação em Debate
Comissão retoma discussão sobre novo Plano Nacional de Educação
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira
Parceria Comercial