Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/10/2006 | Atualizado às 20:38
O vice-presidente nacional do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP), comparou hoje o discurso do PT ao do ministro da propaganda do nazismo, Joseph Goebbels. A afirmação foi uma reação às declarações do presidente Lula, candidato à reeleição, que voltou a enfatizar nesta terça-feira que o PSDB vai retomar as privatizações se voltar ao governo.
"O PSDB é uma empresa de vender estatais", afirmou Lula, em entrevista à Rádio Bandeirantes. "Eles repetem uma mentira muitas vezes para tentar transformá-la em verdade", respondeu Goldman, em referência ao ex-ministro alemão.
O coordenador da campanha de Geraldo Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), também entrou na briga e classificou a declaração de Lula como "terrorismo", "golpe baixo" e "propaganda desonesta". "O que está por trás desse argumento é um discurso terrorista e mentiroso. O Alckmin não vai privatizar empresa nenhuma", declarou.
O assunto pautou o debate na Câmara e no Senado hoje. Parlamentares da base aliada sustentavam que se o tucano Geraldo Alckmin vencer a disputa presidencial, vai abrir o caminho para as privatizações. A oposição rebatia, argumentado que o discurso não passa de terrorismo eleitoral para garantir a reeleição do presidente Lula.
"Ninguém está levantando isso a partir do nada, mas com base no que foi Geraldo Alckmin no governo de São Paulo. Ele manteve o processo de privatizações", afirmou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC). Ela disse ainda que o governo anterior "privatizou 76% do patrimônio brasileiro". O líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM) rebateu.
"Se houve alguém que privatizou, em algum momento, o Banco do Brasil, foi este governo Lula, quando possibilitou escândalos como o do Visanet e nomeou um diretor com caráter suficiente para participar da compra do dossiê", afirmou o parlamentar, referindo-se ao ex-diretor Expedito Veloso, acusado de envolvimento na compra de um dossiê contra tucanos.
Goldman avaliou que as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso geraram efeitos positivos e citou como exemplo o setor de telefonia. "A finalidade das privatizações nunca foi fazer caixa, e sim obter das empresas resultados melhores", justificou. O parlamentar afirmou ainda que não está nos planos do PSDB privatizar o setor energético, mas não descartou a implantação de um modelo que "permita investimentos". (Diego Moraes)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO