Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/9/2016 | Atualizado às 20:53
[fotografo]Leonel Rocha/Congresso em Foco[/fotografo][/caption]Os deputados que defendem a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acusam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de criar uma manobra para esvaziar a sessão que vai analisar o pedido de cassação do deputado fluminense, marcada para o início da noite desta segunda-feira (12). Maia decidiu suspender a sessão, inicialmente marcada para as 19h, para esperar o plenário atingir o quórum desejado por ele (ao menos 420 presentes). No momento da suspensão da sessão, havia 344 deputados na Câmara, mas apenas 158 em plenário.
Aos gritos de "fora, Cunha", deputados do contrários ao peemedebista deixaram o plenário. "Essa medida só beneficia Eduardo Cunha", afirmou Henrique Fontana (PT-RS).
Por outro lado, o relator do Conselho de Ética, Marcos Rogério (DEM-RO), saiu em defesa de Maia e concordou com a suspensão da sessão. "Todo cuidado é pouco", ressaltou o autor do relatório favorável à cassação de Cunha, que está pronto para ser votado nesta segunda.
Segundo Rodrigo Maia, a suspensão foi decidida com base no Regimento Interno da Câmara. "Essa é uma votação que pode ter questionamento jurídico", justificou. "Não vou cometer nenhum erro regimental nessa votação", concluiu.
Os deputados interessados na cassação de Eduardo Cunha pretendem ler os nomes dos colegas que não estiverem em plenário dentro de meia hora, afim de constranger os deputados ausentes e forçá-los a comparecer à sessão.
No vídeo abaixo, Júlio Delgado (PSB-MG), que disputou o comando da Câmara contra Cunha em fevereiro de 2015, denuncia o esquema para salvar Cunha:
[video player="youtube" largura="440" altura="360"]N6vzxm3A1l4[/video]
Mais sobre Eduardo Cunha
Mais sobre Legislativo em criseTags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime