Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Luma Poletti
14/7/2016 | Atualizado às 16:06
[/caption]
O país enfrenta uma crise política e econômica que se retroalimentam e levantam questionamentos sobre os caminhos que conduziram o Brasil para este cenário de desorientação generalizada, que ameaça se estender por uma década ou mais de esforços e frustrações. Buscando encontrar saídas para os problemas que se apresentam, o evento Diálogos Congresso em Foco reúne hoje (14) parlamentares, representantes da sociedade e estudiosos de várias áreas para discutir temas relacionados à crise política, econômica e corrupção.
O Congresso em Foco defende que a solução está, antes de mais nada, na discussão aberta dos problemas do país e na busca de soluções concretas que beneficiem a maioria do seu povo. Pensando nisso, um documento prévio foi elaborado com o objetivo de subsidiar as discussões que acontecerão durante todo o dia, no hotel Windsor Plaza (clique aqui e veja a programação), no centro de Brasília. No entanto, considerando o espírito democrático que norteia toda a proposta do Diálogos, os temas propostos no documento são apenas sugestões, e não precisam ser endossados pelos participantes.
As propostas decorrentes das discussões serão consolidadas em um documento básico (leia o "documento previo" abaixo) que apontará possíveis caminhos para enfrentar os problemas e contribuir para a superação da presente crise brasileira.
DOCUMENTO PRÉVIO
O país que parecia finalmente consolidar um novo patamar econômico, social e político no início do novo milênio desabou com rapidez para uma crise generalizada, que ameaça tomar-lhe uma década ou mais de esforços e frustrações. Números decepcionantes passaram a emoldurar a economia brasileira, marcada por recessão e desemprego. O descompasso político dominou o Congresso Nacional e o espectro da corrupção mostrou-se muito mais assustador do que se antevia no passado.
Em que descaminhos o Brasil se perdeu? Por que a fábula do país promissor e confiante transformou-se na realidade decepcionante de hoje? O que buscam os seus personagens mais destacados? A saída para que os brasileiros troquem o retrocesso doloroso por mais avanço e esperança está, antes de mais nada, na discussão aberta dos problemas do país e na busca de soluções concretas que beneficiem a maioria do seu povo.
Os nós que ataram a economia e a política, envolvendo-as na teia pegajosa das irregularidades cometidas por governantes e empresários, podem ser perfeitamente desfeitos, como nos ensina a trajetória de outros povos e nações. Quando adotamos a perspectiva histórica, o momento de crise transforma-se na oportunidade de o Brasil dar um salto de qualidade no seu padrão de governança e cidadania.
O que anima a participação de nomes importantes do mundo político e corporativo nesse evento é a convicção de que a racionalidade do debate deve sobrepor-se às motivações sectárias e passionais. É preciso paciência e método para sair da crise. É fundamental encontrar rotas seguras na direção do desenvolvimento sustentado. É possível, finalmente, valorizar a originalidade brasileira e consolidar sua identidade democrática.
Crise econômica
A previsão de que o Produto Interno Bruto (PIB) apresente uma nova queda relevante neste ano, depois do declínio de 3,8% em 2015, significará o maior período recessivo já enfrentado pelo país em sua história econômica documentada. O persistente desequilíbrio das contas públicas, que deve se estender pelos próximos anos, completa esse quadro desfavorável, que traz ainda a marca da inflação elevada.
Nesse contexto, os temas sugeridos para a identificação dos problemas e a busca de soluções na área econômica são os seguintes:
Tags
Temas
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1