Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/12/2015 | Atualizado 16/12/2015 às 0:15
[fotografo]Ananda Borges Pimentel/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]Uma discussão iniciada pelo deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), e alimentada pelo colega Domingos Sávio (PMDB-MG), no Plenário da Câmara inviabilizou a votação do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, quando parlamentares ainda tentavam acordo para avançar na pauta orçamentária. A matéria seria lida na tribuna pelo relator, Zeca Dirceu (PT-PR), quando Edmilson teve o microfone desligado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), e tomou o lugar do petista no parlatório. Diante da cena, Renan anunciou o fim da sessão.
Exaltado, Edmilson reclamava da postura da oposição e cobrou-lhe comportamento de contestação à política econômica conduzida pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Com críticas severas aos colegas de partidos como PSDB e DEM, o parlamentar do Psol foi interrompido aos gritos pelo deputado Domingos Sávio, no que foi instalada uma troca de acusações generalizada. "Não podemos ficar aqui vendo um deputado lançar impropérios contra a oposição", interveio Sávio.
Depois de algum bate-boca, Renan cortou o som dos microfones de plenário e concedeu a palavra a Zeca Dirceu, que deveria ter lido seu relatório na tribuna. Contrariado, Edmilson subiu as escadas do parlatório e, aos gritos, tomou o lugar do petista e dirigiu-se a Renan para dizer que ainda dispunha de tempo para discursar. Não adiantou, e o senador anunciou o fim da ordem do dia. Em seguida, alguns parlamentares passaram a protestar contra a decisão de Renan.
Deputados e senadores voltam a se reunir ao meio-dia desta quarta-feira (16). Durante as discussões desta noite, deputados e senadores tentaram, em vão, obter acordo para a votação de alguns itens da pauta orçamentária. Depois de frustrado o entendimento inicial entre líderes partidários, o Congresso também vai tentar votar amanhã projetos de lei de crédito orçamentário e o PPA 2016-2019. Consequentemente, adiou-se a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deveria ter sido apreciada na noite desta terça-feira.
Corte
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos