Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado do PSL quebra placa contra genocídio negro na Câmara; veja o ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado do PSL quebra placa contra genocídio negro na Câmara; veja o vídeo

Congresso em Foco

19/11/2019 | Atualizado às 18:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A exposição Resistir no Brasil, que exalta a existência e resistência negra no país, sofreu, na tarde desta terça-feira (19), um ato de depredação por parte de um parlamentar do PSL. O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) quebrou uma arte que visava levar a conscientização contra o genocídio das pessoas negras. > Maia e Tabata apresentam pacote de combate à pobreza na Câmara Na imagem, um homem negro com a camisa do Brasil aparece algemado e morto no chão, enquanto um policial se afasta do local. A ilustração vem acompanhada de um texto com o título: "O genocídio da população negra". A exposição que estreou nesta terça de manhã e estava tendo sua cerimônia de abertura, foi interrompida pelo ato. Veja o exato momento em que o Coronel Tadeu quebrou a placa. Em carta enviada para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Coronel Tadeu pediu nesta terça pela retirada da placa: "Conforme se verifica do conteúdo da imagem, há a absurda atribuição da responsabilidade pelo genocídio da população negra aos policiais militares, prestando-se, assim, verdadeiro desserviço junto à população que trafega pelas dependências da Câmara, retratando negativamente o salutar papel dos policiais militares para a manutenção da ordem pública no nosso país", diz o documento. Antes da confusão, o Congresso em Foco havia entrevistado o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que ficou conhecido por quebrar a placa em homenagem vereadora Marielle Franco. Para Daniel, a imagem é uma afronta para a polícia e não representa a realidade. Veja o vídeo: Deputados do PSL que estavam na cerimônia de abertura da exposição se chocaram com a cena e foram pra cima do Coronel para cobrar esclarecimentos.

INACEITÁVEL!

O dep @CoronelTadeu acaba de QUEBRAR uma placa c/ charge do @LatuffCartoons que faz referência à violência policial racista. Covarde! A placa estava em uma exposição OFICIAL da Casa, 'Trajetórias Negras", que homenageia personalidades negras do BR. Breve mais info. pic.twitter.com/1v9LwDNcNP - Áurea Carolina (@aureacarolinax) November 19, 2019
Logo após a confusão, os parlamentares do Psol se dirigiram para a polícia legislativa prestar queixa contra o deputado. Segundo os parlamentares a queixa foi registrada como depredação do patrimônio público e racismo. A polícia legislativa, por sua vez, não pode atuar contra deputados na Casa. O próximo passo dos parlamentares foi se reunir para criar o documento para representar contra o deputado no Conselho de Ética da Câmara. Um boletim de ocorrência na polícia federal não foi descartado. > Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp Veja o vídeo exclusivo do momento em que os deputados do Psol prestam queixa:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

racismo PSL marielle franco Coronel Tadeu Daniel Silveira Genocídio Negro

Temas

Direitos Humanos Vídeos

LEIA MAIS

Direitos Humanos

Primeiras certidões corrigidas da ditadura serão entregues em agosto

Saídas Temporárias

Moraes autoriza saídas temporárias para Daniel Silveira

JUDICIÁRIO

Fux revoga rejeição do habeas corpus de Daniel Silveira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

2

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

3

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

JUSTIÇA ELEITORAL

STF suspende julgamento sobre limite da inelegibilidade

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES