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'Não nos interessa o lucro do consumo irresponsável', diz Ambev

Congresso em Foco

4/10/2015 17:42

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[caption id="attachment_213138" align="alignleft" width="285" caption=""Dia de Responsa", comemorado no último dia 18 de setembro: campanha da Ambev para o consumo consciente de bebidas alcoólicas"][fotografo]Divulgação/Ambev[/fotografo][/caption]O brasileiro está consumindo, em média, menos bebida alcoólica. Mas ainda está entre os maiores consumidores do continente. Estima-se que cada brasileiro consuma 8,7 litros de álcool por ano - quantidade superior à média mundial, que é de 6,5 litros. Os dados são do Relatório Global sobre Álcool e Saúde, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de apresentar uma média de consumo total maior do que a estimativa mundial, o relatório aponta para uma redução do consumo per capita de álcool desde 2005 (9,8 litros). Nos últimos anos, o governo e até o mercado de bebidas passaram a adotar medidas e fazer campanhas para estimular o consumo consciente e responsável de bebida alcoólica. A Ambev, líder na indústria cervejeira, por exemplo, desenvolve programas para conscientizar a população sobre o consumo responsável. "A companhia entende que ela tem um papel a desempenhar para coibir e prevenir esse consumo imoderado que definitivamente não nos interessa. Não nos interessa o lucro proveniente do consumo irresponsável de bebidas alcoólicas", defende o diretor de Relações Governamentais da Ambev, Disraelli Galvão. Responsa Segundo ele, a empresa tem desenvolvido uma série de programas e parcerias com ONGs e governos para enfrentar o problema do consumo desmedido. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo no Programa Ambev de Consumo Responsável está o "Dia de Responsa", celebrado no último dia 18 de setembro, quando cerca de 3 mil funcionários que ocupam cargos de supervisor e gerente de vendas paralisaram suas atividades e saíram às ruas para visitar pontos de venda em todo o Brasil. Donos de bares, garçons e balconistas receberam orientações, reforçando a importância de exigir a carteira de identidade na hora de vender bebidas alcoólicas, para evitar o consumo por menores de idade. Além das ONGs parceiras da empresa, a campanha também contou com o apoio de times de futebol do Campeonato Brasileiro e de cerca de 30 celebridades que se mobilizaram nas redes sociais e postaram mensagens alusivas ao consumo responsável. Para atingir o público jovem, a empresa também desenvolve o programa Na Responsa, que conta com a parceria de 22 ONGs em quatro estados: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O objetivo é inserir a discussão sobre o consumo indevido de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos nas atividades desenvolvidas por cada organização. E para fortalecer a campanha pelo consumo responsável de álcool, a empresa também busca inserir a temática nos ambientes familiares. O Papo em Família foi lançado em 2013 para estimular o diálogo entre pais e filhos sobre o risco do consumo de bebidas alcoólicas. "Os pais hoje não têm a tolerância e a condescendência em deixar seus filhos consumirem bebidas alcoólicas de forma livre, isso já foi estimulado no passado, hoje o pai está mais responsável", explica Disraelli Galvão. Lei Seca O Brasil tem endurecido as punições para o consumo irresponsável de bebida alcoólica. Em 2012 foi sancionada a Lei 12.760/12, que tornou mais rígida a Lei Seca, estabelecendo a tolerância zero nos limites de concentração de álcool no sangue para motoristas. Em março deste ano começou a valer a Lei 13.106/2015, que torna crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica a menores de 18 anos. De acordo com o relatório da OMS, o consumo anual por parte dos homens brasileiros é de 13,6 litros. Já entre as mulheres a média é de 4,2 litros. O Brasil aparece na nona colocação entre os 35 países do continente pesquisados. As primeiras colocações são de Granada (12,5 litros), Santa Lúcia (10,4 litros), Canadá (10,2) e Estados Unidos (9,2). O documento da OMS também relaciona o uso nocivo do álcool como uma das causas de mais de 200 doenças e lesões, como a dependência alcoólica, cirrose hepática e câncer. "Em 2012, cerca de 3,3 milhões de mortes, ou 5,9% de todas as mortes globais, foram atribuídas ao consumo de álcool", diz o relatório. A Ambev é uma das patrocinadoras do Prêmio Congresso em Foco 2015, que no dia 8 de outubro homenageará os parlamentares mais bem avaliados pelos internautas e pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015
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