Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/2/2015 | Atualizado às 9:47
[fotografo]Valter Campanato/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Ministros e até governadores do PT entraram em campo nesta semana para tentar convencer membros da base aliada a votar em Arlindo Chinaglia (PT-SP), com o objetivo de impedir a eleição do candidato do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), à Presidência da Câmara. Tido como favorito na disputa, Cunha acredita ter chegado a uma composição insuperável, ontem (sábado, 31), ao receber o apoio formal do bloco PP-Pros, no que calcula a adesão de mais de 200 votos.
No entanto, a ofensiva governista parece não dar resultado. Com o arco de adesões recebidas de partidos da base e de parte da oposição, Cunha tem grandes chances de ser eleito hoje (domingo, 1º), mesmo se o pleito tiver segundo turno. Em público, agentes do governo dizem que a situação de Chinaglia melhorou, mas, nos bastidores, alguns já "jogaram a toalha" e reconhecem a força da candidatura Cunha, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
O consenso geral no governo é que Cunha, uma vez eleito, dará muito trabalho para os planos da presidenta Dilma Rousseff em termos de pauta legislativa. "Terminada a eleição, vamos lamber as feridas e tentar unificar a base aliada do governo", declarou ao jornal paulista o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. "Terremoto é sempre no dia do acontecimento. Depois que acontece, fazer o quê?", indagou outro ministro, Jaques Wagner (Defesa), que passou os últimos dias na articulação da campanha do colega petista.
Jaques Wagner procurou o vice-presidente da República, Michel Temer, para ajudar o governo a reduzir a tensão entre petistas e peemedebistas. O ministro chegou a cobrar a retomada do antigo acordo entre PT e PMDB que estipulada um rodízio entre as legendas no comando da Câmara. Presidente licenciado do PMDB, Temer admitiu que não pode ajudar muito para reduzir o desgaste na base aliada.
Leia a íntegra da reportagem
Mais sobre Eleição da Mesa
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil