Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cartões: Alvaro Dias quer investigação na Presidência

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cartões: Alvaro Dias quer investigação na Presidência

Congresso em Foco

8/2/2008 | Atualizado 9/2/2008 às 7:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse agora há pouco ao Congresso em Foco que a Presidência da República não pode ficar de fora das investigações da CPI dos cartões corporativos. Alvaro, que empunhava uma lista de “apoiamento” com seis assinaturas de senadores, disse que a Presidência é o maior foco de dispêndio dos chamados “gastos funcionais”.

“Há que se responsabilizar judicialmente os envolvidos nesse escândalo, em todos os Ministérios, mas não podemos excluir a Presidência da República. Na Presidência há o maior volume de recursos utilizados através do cartão corporativo, e o maior sigilo. Não há por que não investigar os cartões utilizados pelos órgãos ligados à Presidência”, argumentou o tucano.

Segundo Alvaro, que se opõe à “CPI do governo” – a ser instalada na próxima segunda-feira (11) por iniciativa do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR) – por considerar que ela seria favorável ao Planalto, a oposição vai fazer de tudo para que seja instalada uma CPI mista (deputados e senadores) para investigar os gastos com os cartões corporativos do governo federal. Não por acaso, as declarações foram feitas no Salão Verde da Câmara.

"A CPI mista é mais importante neste momento: envolveria as duas casas do Congresso diante de um escândalo de repercussão nacional. Teríamos mais investigadores e, portanto, uma possibilidade maior de chegar a resultados conclusivos", afirnou o senador, voltando a fustigar a postura do governo em se antecipar à oposição. "O que quer o governo é uma 'geléia geral'. O objetivo é impedir uma investigação real." 

Entre os novos signatários da oposição na instalação da CPI mista, além do próprio Alvaro, estão: José Agripino (RN, líder do DEM no Senado); Mão Santa (PMDB-PI); Kátia Abreu (DEM-TO); Heráclito Fortes (DEM-PI); Geraldo Mesquita (PMDB-AC).

Ontem (7), o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor precursor do requerimento da CPI mista, garantiu ter assegurado 125 adesões de deputados favoráveis à CPMI (são necessários 171 nomes para a abertura da comissão). Além dele, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Raul Jungmann (PPS-PE), Luíza Erundina (PSB-SP) e Fernando Coruja (PPS-SC) estão trabalhando na coleta das assinaturas. (Fábio Góis)

Leia também:

Vice-líder do governo não vê necessidade de uma CPI

Cartão corporativo: Jucá defende Lula; Agripino rebate

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Petistas querem CPI em São Paulo

Vice-líder do governo não vê necessidade de uma CPI

Cartão corporativo: Jucá defende Lula; Agripino rebate

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

4

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

PEC da Blindagem acumula três mandados de segurança no STF

5

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES