Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Semana começa perdida

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Semana começa perdida

Congresso em Foco

13/7/2005 19:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
  

Antonio Vital e Tarciso Nascimento


O último esforço concentrado de votações antes das eleições de outubro começa amanhã com a pauta trancada na Câmara e no Senado, ameaça de obstrução por parte do PFL e PSDB, evidências de corpo-mole entre os aliados do governo e acirramento de brigas regionais por causa das urnas. Ou seja, tem tudo para dar errado.

O esforço concentrado anterior, encerrado em 26 de agosto, foi um fracasso atribuído pelo governo à oposição, que teria obstruído os trabalhos. Mas não foi bem assim, conforme levantamento feito pelo Congresso em Foco. Pelo menos na Câmara, o problema foi que os próprios governistas, em número mais de três vezes superior ao de oposicionistas, não se entenderam.

Desta vez, o PFL ameaça novamente obstruir as votações, com a mesma alegação de duas semanas atrás: oficialmente, eles querem a retirada do projeto de lei que cria o Conselho Federal de Jornalismo e da Medida Provisória que confere ao presidente do Banco Central o status de ministro.

Mas, na verdade, o grande nó da questão, na Câmara, é a Medida Provisória 192/04, que muda a forma de pagamento de propriedades destinadas à reforma agrária. A medida permite que as benfeitorias sejam pagas em Títulos da Dívida Agrária (TDA), o que não passa pelo crivo da bancada ruralista. E a bancada ruralista tem representantes também na base governista (em partidos como o PTB, o PL e o PMDB).

Os ruralistas argumentam que a Constituição determina a indenização das benfeitorias em dinheiro. Essa MP explica o porquê do insucesso do último esforço concentrado. PFL e PSDB conseguiram obstruir a votação, pedindo verificação de quórum, porque a grande maioria governista presente em plenário estava dividida sobre a questão.

O líder do PFL na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (BA), irá se encontrar com líderes da oposição e do governo hoje (13) para tratar do assunto. Ele quer definir com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, um acordo para o esforço concentrado. Aleluia também tem conversado, quase que diariamente, com o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP).

Aleluia tem reclamado da dificuldade em negociar com o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), que, segundo ele, não cumpre os acordos acertados na hora das votações. Por isso, agora, ele diz que só conversa com Rebelo e João Paulo.

A oposição, desta vez com o auxílio dos governadores, também quer mudanças na MP 193/04, pela qual o governo repassa R$ 900 milhões aos estados e ao Distrito Federal como compensação pela desoneração das exportações (Lei Kandir).

Os governadores argumentam que o dinheiro nada mais é que o devido pelo governo, com base em acordo fechado no ano passado para permitir a aprovação da Reforma Tributária. E alegam que a MP cria exigências para o recebimento do dinheiro que não estavam no acordo original.

No Senado, o problema continua sendo o projeto que regulamenta incentivos ao setor de informática. A proposta contrapõe os interesses das empresas sediadas na Zona Franca de Manaus às existentes em estados como Minas Gerais e São Paulo. Ainda não há um acordo sobre o caso.

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), já afirmou que a pauta do esforço concentrado dificilmente avançará. Ele disse que não são as eleições municipais que estão travando as votações no Congresso e sim o próprio governo. “Eles que procurem bodes expiatórios para os vícios que eles próprios impõem ao Congresso”, declarou em entrevista ao site do partido.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

Recurso cobiçado

Fundo corre perigo

Em vez de informatização, superávit

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES