Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares conversam com ministro sobre Beron

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares conversam com ministro sobre Beron

Congresso em Foco

12/2/2008 | Atualizado às 19:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O senador Expedito Júnior (PR-RO) terá encontro ainda hoje (12) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Henrique Lewandowski, relator da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que contesta a continuidade da cobrança, por parte da União, da dívida do extinto Beron (Banco do Estado de Rondônia). Acompanham Expedito dois dos principais líderes oposicionistas no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN). A intenção dos parlamentares é ter uma definição da Suprema Corte a respeito da cobrança "desrespeitosa" do governo.

Em dezembro do ano passado, o Senado decidiu, por unanimidade, pela suspensão temporária da dívida. O Planalto ignorou a decisão dos senadores. No dia 10 de janeiro deste ano, o governo, via Ministério da Fazenda, voltou a debitar o valor mensal (cerca de R$ 10 milhões, variável a R$ 12 milhões) diretamente do Fundo de Participação dos Estados (FPE), destinado aos cofres do estado de Rondônia (leia).

Em meados de janeiro, o Senado ajuizou no STF medida cautelar, com pedido de liminar, para que a decisão do plenário fosse respeitada. O governador de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), chegou a ameaçar que, caso o governo debitasse o valor do FPE, decretaria moratória no estado, cancelando todos os convênios firmados com a União. No dia 15 de janeiro, Cassol protocolou no Supremo uma ação civil pública contra a decisão do governo. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

MP que ajuda estados a pagar aposentados é aprovada

Câmara lança portal da Constituição Cidadã

PPS pede ao STF fim do sigilo dos gastos do governo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES