Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Com a chancela do Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Com a chancela do Senado

Congresso em Foco

13/7/2005 20:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Edson Sardinha


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, apresentou uma proposta para definir com mais precisão a competência do Congresso em matéria comercial internacional.

Pela proposta do senador, o Senado dará poder mandatário para o Executivo nas negociações multilaterais, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. O governo, porém, terá de seguir as diretrizes traçadas pelos parlamentares, que terão direito a acessar o conteúdo dos acordos, as linhas de ação e os cronogramas previstos.

Os parlamentares também querem aumentar o controle sobre os interlocutores brasileiros nesse tipo de negociação. Outras três proposições em tramitação na Câmara e no Senado pretendem submeter a indicação dos representantes do país nos organismos financeiros internacionais à aprovação prévia dos senadores, a exemplo do que ocorre com os embaixadores.

As tratativas feitas com o Fundo Monetário Internacional não são classificadas como acordos internacionais. O FMI não é uma instituição financeira tradicional, mas uma cooperativa de crédito formada pelos países-membros, que, na verdade, são sócios.
Por isso, os empréstimos não são enquadrados como financiamentos, mas como trocas de divisas entre cooperados.

A negociação gira em torno de uma carta de intenções, sem valor jurídico internacional, pela qual o governo se compromete a fazer determinados ajustes na economia em troca do desembolso.

Essas minúcias dificultam qualquer tentativa dos Legislativos de participarem das discussões. O país que mais se aproxima do modelo reivindicado pelos parlamentares que endossam o abaixo-assinado é os Estados Unidos.




Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Disputa afunilada

Mais fracassos do que vitórias

Embriões fora da Lei de Biossegurança

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES