Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Artistas vão ao Senado defender projeto que regulamenta IA no Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tecnologia

Artistas vão ao Senado defender projeto que regulamenta IA no Brasil

Parecer de regulamentação da inteligência artificial busca proteger direitos autorais no uso da tecnologia

Congresso em Foco

10/12/2024 | Atualizado às 19:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Parecer de regulamentação da inteligência artificial busca proteger direitos autorais no uso da tecnologia
 Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Parecer de regulamentação da inteligência artificial busca proteger direitos autorais no uso da tecnologia Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Um grupo de artistas veio ao Senado, nesta terça-feira (10), para acompanhar a votação no plenário do projeto de lei que regulamenta a Inteligência Artificial (IA) no país. Paula Lima, Paula Lavigne, Paula Fernandes, Paulo Betti, Otto, Marina Sena e Kel Smith se reuniram com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes da abertura da ordem do dia.
  • Leia também: Carta ao Congresso brasileiro, por Marisa Monte
"Estamos aqui hoje para reforçar o nosso apoio a esse projeto de lei que a gente vem trabalhando há muito tempo que é o projeto de lei que regulamenta inteligência artificial. Eu acho que todo mundo já sabe que a inteligência artificial traz muito prejuízo para o direito autoral. E é um direito autoral que a gente defende não só de música ou de ator ou só das artes, é um direito autoral, como disse nosso relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), da receita de bolo, do artigo de jornal, da literatura, é um direito amplo", afirmou Paula Lavigne, presidente da Associação Procure Saber, que busca informar sobre regras, leis e funcionamento da indústria fonográfica. A matéria cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que irá supervisionar o uso desta tecnologia no Brasil. A ideia é de que o órgão seja coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Alvo de intenso lobby das big techs, o principal ponto de preocupação acabou de fora. As empresas trabalhavam contra o trecho que classificava os sistemas de IA de provedores de aplicação de internet, como Google, Facebook e outros aplicativos, como alto risco, ampliando as responsabilidades das redes. O parecer de Gomes determina que conteúdos protegidos por direitos autorais podem ser usados na "mineração" de textos para o desenvolvimento do sistema de IA por instituições de pesquisa, jornalismo, museus, arquivos, bibliotecas e organizações educacionais, desde que obtidos de forma legítima, que não haja fins comerciais e que o objetivo principal da atividade não seja a reprodução, exibição ou disseminação da obra usada. O relatório também prevê que a utilização seja limitada ao necessário para a finalidade e os titulares dos direitos não tenham seus interesses econômicos prejudicados injustificadamente. Ainda segundo o substitutivo, nas demais hipóteses, o titular de direitos autorais pode proibir o uso de conteúdos de sua propriedade. O uso de conteúdos protegidos em processos de mineração, treinamento e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, que forem disponibilizados comercialmente, dará direito de remuneração aos titulares dos respectivos direitos. Já o uso de imagem e voz de pessoas por sistemas de IA deverá respeitar os direitos da personalidade, conforme previstos no Código Civil.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Tecnologia inteligência artificial direito autoral

Temas

Ciência e Tecnologia Cultura Congresso Notícia

LEIA MAIS

Economia

Em meio à crise, Lira adia relatório do projeto de isenção do IR

Câmara dos Deputados

Sobras eleitorais: deputada pede que decisão do STF vá ao plenário

Congresso

Câmara deve pautar anistia antes do recesso, diz Sóstenes Cavalcante

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ATRITO ENTRE PODERES

Congresso pode ter usurpado Constituição ao derrubar decreto do IOF?

2

Tragédia

Lula diz que o governo custeará translado do corpo de Juliana

3

Emendas

Emenda vira polêmica após bronca de deputado em Simone Mendes

4

JUDICIÁRIO

Ação penal contra Bolsonaro no STF chega à fase final

5

Planalto

Do IOF aos vetos: veja 15 derrotas do governo Lula no Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES