Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/4/2018 | Atualizado às 21:01
Na primeira sessão após a prisão do ex-presidente Lula, deputados petistas e de partidos de oposição ao governo Temer transformaram o plenário da Câmara em palco de protesto no início da noite desta terça-feira (10). Entoando palavras de ordem, os parlamentares adentraram o centro das votações segurando cartazes e faixas com a frase "Lula livre".
A bancada oposicionista, que reúne mais de 100 deputados na Câmara, posicionou-se nas tribunas e no centro do plenário, em uma espécie de obstrução política. Líderes como Paulo Pimenta (RS), do PT, e Orlando Silva (SP), do PCdoB, discursam e se revezam na tribuna afirmando que Lula é um preso político e foi condenado sem provas.
<< Depois de Lula, é hora de investigar, processar e prender Temer, Aécio e Alckmin, diz delegado da PF
Enquanto os deputados discursavam em defesa do petista, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) tentava puxar um coro de "Lula ladrão" com outros deputados (veja no vídeo abaixo).
O líder petista Paulo Pimenta confirmou que a bancada oposicionista está em obstrução política na Câmara. PT, PCdoB, Psol, PSB e PDT declararam obstrução a toda a pauta de votação da Casa.
No momento, o comando da Câmara tenta votar o projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), mas a obstrução persiste em plenário. Na pauta de votações constam ainda proposições como o que regulamenta a atividade do lobby, que é recorrentemente associada à promiscuidade de parlamentares com empresas e outros grupos privados.
<< Militantes cercam Sindicato dos Metalúrgicos e impedem saída de Lula para a prisão; veja o vídeo
Tags
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação
Câmara dos Deputados
Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025
TROCA DE DEPUTADOS
Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes