Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Vinícius Sousa
4/5/2017 8:00
[fotografo]EBC[/fotografo][/caption]No caso do Movimento Acredito e da Bancada Ativista, visam dar apoio e visibilidade à candidatura de novos políticos que possuem valores éticos e sentimento de dever cívico. Por último, o movimento Agora!, citado em uma reportagem da Folha de S.Paulo, ainda não possui site institucional ou página oficial no Facebook. Contudo, sabe-se que sua linha de ação está direcionada às garantias de autonomia da liberdade individual e da iniciativa privada diante da atuação do Estado.
Recentemente, pesquisa publicada pela Fundação Perseu Abramo dominou as manchetes políticas. A Fundação, vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT), fez levantamento sobre as percepções político-sociais da periferia de São Paulo. Uma das justificativas para a pesquisa era entender o que havia mudado no posicionamento político dos moradores da periferia para que votassem majoritariamente em João Dória (PSDB) na última eleição municipal.
Os resultados atestam que existe, entre os eleitores da periferia, maior assimilação de valores liberais voltados para o individualismo e a competividade de mercado. Concomitantemente, os eleitores da periferia têm deixado de acreditar no Estado, sobretudo sua classe política, como propulsor do desenvolvimento socioeconômico para compreendê-lo como inibidor do desenvolvimento nacional, incapaz de entregar serviços e bens públicos condizentes com os impostos pagos pela sociedade.
Para além das discussões sobre qual partido/candidato pode vir a se beneficiar nas eleições de 2018, é válido ressaltar que a desconfiança dos cidadãos para com a classe política, como visto na pesquisa supracitada e em ações pró-Operação Lava Jato espalhadas pelo país, tem garantido maior destaque à luta dos cidadãos de todas as classes contra a classe política vigente, que hoje domina o aparelho do Estado e é responsável por torná-lo menos eficiente, transparente e competitivo.
Precisamos canalizar essa onda de revolta e indignação em prol do fortalecimento de projetos de renovação política suprapartidários. Precisamos agir politicamente, apoiando candidatos que tenham compromisso claro com a renovação. Talvez seja essa nossa única chance de higienizarmos o sistema ainda 2018.
Nota adicional:
Já pensou em simular a atuação dos deputados dentro da Câmara, em plenário ou comissões? O Projeto Politeia estará com inscrições abertas a partir do dia 07/05, às 18h. As atividades ocorrerão entre os dias 14 a 21 de julho. Participe!
Para mais informações: http://www.projetopoliteia.com/
Mais sobre crise políticaTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos