Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alexandre de Moraes intima Marçal a depor em até 24 horas por uso do X

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2024

Alexandre de Moraes intima Marçal a depor em até 24 horas por uso do X

Segundo monitoramento da Polícia Federal, o candidato Pablo Marçal fez "uso extremado" da plataforma X neste sábado e nos dias anteriores.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Pedro Sales

5/10/2024 18:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pablo Marçal. Foto: Reprodução/Facebook

Pablo Marçal. Foto: Reprodução/Facebook
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, a prestar depoimento em até 24 horas pelo uso da rede social X, antigo Twitter, bloqueada desde o fim de agosto. A informação foi publicada pela jornalista Daniela Lima, da Globo News, e confirmada pelo Congresso em Foco. A decisão aponta indícios de abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação. O magistrado também comunicou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, da decisão. 
  • Leia a decisão na íntegra
Segundo monitoramento da Polícia Federal (PF), o candidato fez "uso extremado" da plataforma neste sábado (5), na sexta-feira e nos dias anteriores. O órgão vem monitorando o uso da rede social desde a suspensão. O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu multa diária R$ 50 mil para quem fizesse uso do X. "A conduta de PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL, em tese, caracteriza abuso do poder econômico e no uso indevido dos meios de comunicação, sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade", diz trecho da decisão de Moraes.  O ministro também afirma que o uso do perfil de Marçal "se amolda à hipótese de monitoramento de casos extremados, em que usuários utilizam subterfúgios para acessar e publicar na plataforma X".  Ele ainda acrescenta que há "finalidade de propagar desinformação em relação as eleições de 2024, com discurso de ódio e antidemocráticos". A Polícia Federal identificou uso da conta para postar informações acerca do falso laudo do deputado e candidato a prefeito Guilherme Boulos (Psol) e vídeos de uma corrida em campanha eleitoral. Uma das postagens tem a legenda "128KM POR SÃO PAULO".  A PF ainda aponta que às 5h50 deste sábado, "o perfil publicou um vídeo no qual consta a notificação de retirada de uma postagem na rede social Instagram. Consta como título da postagem 'TÁ AQUI A PROVA SOBRE O BOULES'". A publicação do laudo médico falso para atacar o adversário no pleito, inclusive, acarretou em outras sanções para Marçal. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou neste sábado (5) a derrubada do perfil do autodenominado ex-coach. Ele utiliza um perfil alternativo desde agosto, quando sua conta foi bloqueada por abuso de poder econômico nas eleições. As publicações em que Marçal acusava o deputado de uso de cocaína foram feitas na noite de sexta (4). Boulos entrou com uma representação contra o ex-coach logo em seguida, pedindo à Justiça a remoção das postagens.  O juiz eleitoral Rodrigo Marzola Colombini avaliou que há "plausibilidade nas alegações" apontadas pelos advogados do psolista envolvendo falsidade do documento, como assinatura de um profissional falecido e a proximidade entre Marçal e o dono da clínica que emitiu o documento.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Justiça Alexandre de Moraes Pablo Marçal eleições 2024 X

Temas

Notícia Eleições

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

PGR denuncia deputado Gilvan da Federal por chamar Lula de "ladrão"

Eleições 2024

Candidatas relatam dificuldades no recebimento de recursos nas eleições

Eleições 2024

Justiça derruba perfil de Marçal no Instagram por laudo falso contra Boulos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

2

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

3

Nova Carteira

Lei que cria Carteira Nacional de Docente é sancionada

4

JUDICIÁRIO

"Careca do INSS" poderá escolher se vai depor na CPMI, decide Mendonça

5

BEM-ESTAR

Projeto exige indicação do nível de ruído em fogos de artifício

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES