Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presença plena

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presença plena

Congresso em Foco

25/1/2006 0:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diego Moraes

Deputado com elevado índice de assiduidade é artigo de luxo na Câmara. Dos 513, apenas 12 atingiram a marca de 100% de presença nos registros da Casa. Mas, desses, quatro são suplentes e assumiram o cargo no decorrer do ano legislativo. Na verdade, apenas oito (1,55% do total) participaram de todas as 146 sessões reservadas a votação na Câmara em 2005. São eles: Paulo Afonso (PMDB-SC), Lincoln Portela (PL-MG), José Roberto Arruda (PFL-DF), Pedro Chaves (PMDB-GO), Sérgio Miranda (PDT-MG), Carlos Nader (PL-RJ), Fernando Coruja (PPS-SC) e Corauci Sobrinho (PFL-SP).

Nessa disputa particular, ninguém supera Paulo Afonso. Desde o início da legislatura, o ex-governador de Santa Catarina não faltou a uma única sessão sequer. É o único a ter registrado presença em todas as sessões realizadas desde fevereiro de 2003. "A presença em plenário é minha prioridade como deputado, e velo por isso", afirma o deputado. "Marco meus compromissos no estado às segundas e sextas-feiras", completa.

Outra rara figura que não passou uma sessão de fora da Câmara, no ano passado, foi Lincoln Portela. Dono de uma cadeira no plenário desde 1999, o parlamentar estufa o peito pra contar que não faltou a uma única sessão deliberativa sequer desde fevereiro de 2000. "A presença em plenário é fazer o dever de casa. Fui eleito para participar dos trabalhos da Câmara", considera. Segundo a página oficial da Casa na internet, Lincoln só deixou de registrar presença uma vez: em 17 de junho de 2003. Por esquecimento ou não, a falta ainda não foi justificada.

Trabalho fora

O deputado reconhece, no entanto, que a atividade parlamentar não se restringe ao plenário. "É preciso estreitar os laços com as bases eleitorais", avalia Lincoln. A opinião é compartilhada pela líder do PSOL na Câmara, Luciana Genro (RS). Ferrenha opositora do governo Lula, a parlamentar gaúcha está sempre em plenário durante as votações mais polêmicas e nunca perde a chance de subir à tribuna para contestar os antigos companheiros de partido. Ainda assim, a ex-petista figura na lista dos congressistas com mais de 25% de ausências em plenário.

"Eu trabalho muito mais quando não estou aqui", afirma. Luciana diz que chega a se reunir com dez pessoas num único dia quando está no estado e defende que o parlamentar não pode representar o eleitor apenas na Câmara. "O deputado que fica só aqui perde a noção da conjuntura política. A população tem que desconfiar de quem está sempre aqui dentro", reforça.

O exemplo dos líderes

Embora todos os parlamentares concordem com a idéia de que política tem de ser feita dentro e fora do Congresso, os líderes preferem articular suas bancadas ali mesmo, no Salão Verde da Câmara. Apenas três dos 14 deputados que estão à frente das lideranças partidárias compareceram a menos de 75% das sessões plenárias do ano.

O mais assíduo dos líderes é Alberto Goldman (SP), responsável pela bancada tucana. O deputado faltou seis das 146 sessões realizadas em 2005. Já o líder do PL, Sandro Mabel (GO), é o que menos registrou presença na Casa. O parlamentar atravessou um ano conturbado do ponto de vista político e quase foi cassado, sob a acusação de ter oferecido dinheiro à deputada Raquel Teixeira (GO) para que ela trocasse o PSDB pelo PL. Em meio à agitação, Mabel só esteve presente em 69,2% das sessões do ano passado. Procurado, o deputado não retornou os contatos feitos pela reportagem.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova PEC do Fundeb

Lula vai lançar cartilhas com feitos do governo

Outros três deputados desistiram da ajuda de custo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

3

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

5

BLINDAGEM

PEC da Blindagem retoma regra que só abriu processo contra um deputado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES