Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara de negociação do Código Florestal é instalada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara de negociação do Código Florestal é instalada

Congresso em Foco

2/3/2011 6:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), instalou nesta quarta-feira (23) a câmara de negociação do Código Florestal. O grupo, que será formado por parlamentares representantes do setor rural e dos ambientalistas, tem como objetivo buscar consenso para os pontos polêmicos do projeto de lei do novo Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

"Essa comissão de negociação é uma tentantiva de aproximar o texto de um maior consenso possível, para evitar um excesso de destaques no plenário. Acho que ela tem o seu mérito e a tentativa naturalmente tem que ser realizada", disse Aldo Rebelo.

A câmara terá como mediador o 1º secretário da Mesa Diretora, Eduardo Gomes (PSDB-TO). Os representantes de cada grupo ainda estão sendo designados. Como se dará o trabalho do grupo e quais serão os prazos da negociação também ainda serão definidos. "O prazo é o prazo da negociação, um prazo necessário para que se construa todos os acordos que ajudem na tramitação e votação do novo Código Florestal na Câmara", afirmou o presidente Marco Maia.

Já na primeira reunião, os ânimos acirrados assinalaram que as negociações em torno dos pontos polêmicos do novo Código Florestal serão feitas com dificuldade. Ruralistas e ambientalistas não conseguiram sequer definir quando será feita a próxima reunião.

O presidente da Câmara, porém, acredita num acordo em breve. "Eu diria, pelo meu conhecimento, que nós estamos muito mais próximos de um acordo do que de um desacordo em relação a essa matéria, o que nos permite projetar a possibilidade de votar o mais rapidamente possível o novo Código Florestal", disse Maia.

No ano passado, Marco Maia fechou um acordo com parlamentares da bancada ruralista para votar o novo código em março. Segundo Maia, o acordo foi apenas para colocar a proposta em pauta, não tendo portanto um ajuste de mérito. "O que tentamos com essa câmara é um acordo de mérito", afirmou.

Os ruralistas esperam votar a proposta até o dia 12 de junho, quando vence o prazo de registro da reserva legal (área a ser protegida dentro da propriedade). Se o governo não prorrogar esse prazo ou se não houver alterações na lei, produtores rurais poderão ser multados por crime ambiental. As regras para registro da reserva legal estão em vigor desde 2001.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

DEM une-se para atacar Gilberto Kassab

Almeida Lima presidirá comissão

Ana de Hollanda afasta Sader

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

3

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

5

BLINDAGEM

PEC da Blindagem retoma regra que só abriu processo contra um deputado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES