Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/8/2010 14:31
Fábio Góis
Se o presidente colombiano Alvaro Uribe acusa o colega venezuelano Hugo Chávez de envolvimento com as Farc - e, na versão tupiniquim, o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), vice na chapa do presidenciável tucano José Serra, faz o mesmo por aqui em relação ao PT -, nada melhor que a bandeira branca do humor para apascentar os ânimos.
Manda o bom senso que, nessas horas, a discórdia dê lugar ao riso. E, como este site tem feito nos finais de semana, aqui vai mais um capítulo da saga "La isla presidencial", animação produzida pelo site venezuelano El Chiguire Bipolar. Trata-se de uma hilária paródia sobre a convivência pós-naufrágio, em uma ilha deserta, dos chefes de Estado sulamericanos.
Com inteligência, sarcasmo e uma pitada da ironia escrachada dos hermanos, o contexto político da América do Sul se mostra tão engraçado quanto inverossímil. Neste quarto episódio, "La balsa", vemos uma partida de futebol em que o rei Juan Carlos, da Espanha, faz as vezes de Galvão Bueno, ladeado por um comentarista, digamos, estimulado diante da peleja. Ao bloco ideológico, ou seja, ao time vencedor, o direito de deixar a ilha em uma balsa pra lá de precária. Por que ganhar o jogo, então?
A certa altura do filmete, no intervalo do "clássico", uma tabela registra um resumo do embate entre Alineados 1 x 0 No Alineados (o caro internauta pode imaginar a que tipo de "alinhamento" se referem os roteiristas-humoristas de El Chiguire...). Só que, ao invés de chutes a gol e faltas, por exemplo, como critérios do balanço do jogo, a tabela mostra números sobre inflação, bases aéreas "gringas" (os "alinhados" ganham de 43 a 0 nesse quesito, uma supergoleada) e período de permanência no poder (desta vez, banho de 20 anos a 5 para os "não alinhados" anti-imperialistas).
E, para deleite dos anarco-observadores da cena latinoamericana, Chávez e Uribe discutem as regras da partida, aos gritos e insultos. "Chega de discussão inútil. Vamos deixar que o árbitro, a quem elegemos democraticamente, decida quem tem razão", intercede um impagável presidente Lula, à vontade em sua sunga preta. Destaque para a dublagem: a voz de todos os personagens - inclusive a da presidenta argentina Cristina Kirchner, a animadora de torcida com direito a "pon-pon" - é obra de Emilio Lovera.
Bem, melhor do que ler é assistir ao hilariante desempenho "futebolístico" dos nobres presidentes. E que Chávez e Uribe selem a paz com um bom charuto cubano!
Confira aqui os episódios anteriores, na ordem de registro aqui no Congresso em Foco:
Depois de naufrágio, Lula bebe e serve caipirinha em "Isla presidencial"
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin