Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados poderão votar aumento de 7,71 para aposentados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados poderão votar aumento de 7,71 para aposentados

Congresso em Foco

4/5/2010 19:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

A Câmara acaba de derrubar o parecer do governo na Medida Provisória 475/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo). Dessa forma, deputados analisarão emendas à proposta. Uma delas aumenta o reajuste para 7,71%, valor superior ao que o governo concede.  

O líder do governo e relator da MP, Cândido Vaccarezza (PT-SP), manteve sua posição e concedeu reajuste unificado de 7% a todos os beneficiados da Previdência que recebem acima do mínimo. O texto original da MP, de autoria do governo, previa reajuste de 6,14%. Vaccarezza voltou a destacar que o presidente Lula “terá de vetar” qualquer reajuste superior a 7%.

A pressão do plenário para votar o reajuste de 7,71% fez com que o líder do PMDB, Henrique EduardoAlves (RN), liberasse sua bancada, a maior da Casa.

Fator previdenciário

Outra emenda acaba com o fator previdenciário (que funciona como redutor de aposentadorias). O fator previdenciário foi criado em 1999 para conter os gastos da Previdência no governo Fernando Henrique Cardoso.

Ele é inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado. Ou seja, quanto menor a idade no momento da aposentadoria, maior é o redutor e, consequentemente, menor o valor do benefício recebido. Dessa forma, quem se aposenta sob a influência do fator não recebe o mesmo valor com que contribuiu para a seguridade social.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Cante o Hino do Ficha Limpa

DEM entra com mais duas ações contra Lula no TSE

Manifestantes lavam rampa do Congresso pelo "Ficha limpa"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES