Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE rejeita recurso e governador de Roraima fica no cargo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE rejeita recurso e governador de Roraima fica no cargo

Congresso em Foco

16/12/2009 22:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram na sessão desta quarta-feira (16) o recurso que pedia a cassação do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB). O Ministério Público Eleitoral (MPE), autor da ação, acusava o governador de abuso de poder político e econômico, compra de votos, conduta vedada a agente público e fraude eleitoral nas eleições de 2006.

O processo, inicialmente contra o governador do estado, Ottomar Pinto, foi transferido para José de Anchieta Júnior, vice-governador que assumiu o cargo como titular após a morte de Ottomar em 2007. O recurso chegou ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) absolveu o governador. Os ministros, porém, seguiram o voto do ministro relator, Fernando Gonçalves. Ele argumentou que não havia no processos provas concretas das acusações.

De acordo com o MPE, Ottomar e Anchieta, na época da campanha ao governo de Roraima, distribuíram no Dia das Mães do ano da eleição diversos prêmios, entre os quais geladeiras e outros eletrodomésticos, "adquiridos com recursos públicos". O MPE acusava o governador de contratar irregularmente, nos três meses que antecederam a eleição, quatro mil estagiários, além de contratar três mil servidores sem concurso público.

O ministro Fernando Gonçalves rejeitou o pedido de cassação por entender que as acusações não têm fundamento. Na conclusão, Gonçalves disse que “não há provas suficientes a autorizar a cassação do mandato a ele conferido pela vontade popular”.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado aprova projeto que cria vale-cultura

Câmara aprova série de projetos na última sessão do ano

Senado aprova limite com gastos em folha de pessoal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES