Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/5/2009 20:44
Mário Coelho
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcaram para amanhã (28) o julgamento do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Ele é acusado, no Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) 703, de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação. O relator do caso é o ministro Felix Fischer.
O RCED foi apresentado pela coligação derrotada nas eleições de 2006, encabeçada pelo ex-governador de Santa Catarina Esperidião Amin (PP). Os derrotados argumentam que Luiz Henrique teria se beneficiado do uso indevido de meios de comunicação social, propaganda ilegal do governo em jornais de todo o estado e emissoras de rádio e televisão, com despesas pagas pelos cofres públicos, e objetivo de promoção pessoal.
O julgamento, inicialmente, estava previsto para acontecer na sessão de ontem (26). Entretanto, como a pauta estava com muitos processos, os ministros decidiram adiar a análise do RCED. A expectativa inicial é que o julgamento seja longo e tome toda a sessão. Somente a sustenção oral dos advogados - do governador e do vice, Leonel Pavan (PSDB), do PMDB, do PSDB e do PP - levará uma hora e quarenta minutos.
Leia mais:
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem