Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Obra assinada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Obra assinada

Congresso em Foco

6/2/2007 | Atualizado 7/2/2007 às 17:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lúcio Lambranho


À primeira vista, as letras garrafais que estampam a entrada e as laterais do ginásio poliesportivo da Vila Barroso, no município mineiro de Frutal, parecem denunciar mais um atentado contra a língua portuguesa: Ginarcio. Daqueles que se repetem a cada esquina num país que não dá bola para a educação.

Logo abaixo, porém, a grafia correta do nome oficial da praça esportiva – Ginásio Poliesportivo do Chatão – confirma que se trata, na verdade, de uma referência explícita ao deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), filho ilustre da cidade, novo primeiro-vice-presidente da Câmara e autor da emenda que garantiu recursos do Orçamento da União para a obra.

 

Entre as irregularidades encontradas em 61 municípios pela Controladoria Geral da União (CGU) na construção de quadras e ginásios, o caso da cidade de 50 mil habitantes, localizada no Triângulo Mineiro, chamou particularmente a atenção dos fiscais e acabou virando folclore nos corredores do órgão em Brasília (veja a relação dos municípios onde a Controladoria encontrou irregularidades).

 

Mas a graça pára por aí. De acordo com relatório da CGU, a “homenagem” ao deputado configura promoção pessoal com obra pública, prática proibida pela Constituição. Conforme revelou ontem o Congresso em Foco, a CGU investiga a existência de máfias regionais, suspeitas de atuar na construção de quadras e ginásios esportivos a partir da liberação de emendas parlamentares (leia mais).

 

Os indícios levantados pela CGU são reforçados pelo volume de recursos orçamentários em jogo. Deputados e senadores de todos os partidos destinaram R$ 1,7 bilhão para esse tipo de obra no orçamento de 2007, R$ 1 bilhão a mais que o total reservado no ano anterior.

 

A denúncia de promoção pessoal não incomoda o primeiro-vice, um dos parlamentares mais próximos do governador mineiro Aécio Neves (MG) e homem-chave na vitória do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara. Procurado pela reportagem, Narcio declarou que tem “participação zero" no episódio e se disse orgulhoso de ter levado 45 ginásios para os municípios da sua base eleitoral desde o seu primeiro mandato, em 1996.

 

A "Lei Narcio"

 

Segundo o deputado, a idéia partiu do ex-prefeito Orlando Assunção (PP), que administrou até 2004 o município de Comendador Gomes, situado na microrregião de Frutal. Com seus 2,8 mil habitantes, Comendador Gomes também tem o seu “Ginarcio”. Mas como a prefeitura local não foi sorteada pela CGU, está fora, por enquanto, das investigações do órgão federal.

 

"O Ministério Público mandou retirar, mas o prefeito [de Comendador Gomes] aprovou, por unanimidade na Câmara de Vereadores, uma lei para manter a homenagem. Conheço pelo menos umas 150 obras com nome de gente viva em Minas Gerais”, afirmou Narcio.

 

O ex-prefeito de Comendador Gomes disse ao Congresso em Foco que não vê nenhuma irregularidade em gravar no ginásio o nome do autor da emenda que garantiu a realização da obra. Segundo Assunção, as placas com a inscrição "Ginarcio" são retiradas a cada campanha política, a pedido do promotor eleitoral, mas voltam ao lugar de destaque assim que passam as eleições. Isso ter

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

Clodovil estréia pedindo bondade na política

Chinaglia abre Ordem do Dia

Chinaglia promete rigor contra faltosos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

GOVERNO

União Brasil determina que filiados saiam do Governo em até 24 horas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES