Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. ?Irmão gêmeo? do ?Brasil sem Miséria? vira lei

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

?Irmão gêmeo? do ?Brasil sem Miséria? vira lei

Congresso em Foco

7/7/2011 11:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Edson Sardinha

Criado há seis anos por meio de uma resolução, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) passa a vigorar agora como lei, sancionada ontem (6) pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o governo, a nova norma pretende estabelecer a distribuição das responsabilidades na área da assistência social entre a União, os estados e os municípios e garantir segurança jurídica às entidades que prestam atendimento.

Leia a íntegra da Lei 12.435/11

Para Dilma, a nova lei será determinante para o país superar a extrema pobreza e alcançar as metas previstas no plano "Brasil sem Miséria", principal iniciativa da área social de seu governo. ?A estrutura da assistência social será a base para a inclusão de famílias no cadastro único. Essa rede do Suas e o Brasil sem Miséria passam a ser hoje irmãos gêmeos?, afirmou a presidenta, ao sancionar nessa quarta-feira a Lei 12.435/11.

Lançado no início do mês passado como espécie de complemento do Bolsa Família, o ?Brasil sem Miséria? pretende alcançar 16 milhões de brasileiros que vivem com renda per capita inferior a R$ 70 ou sem acesso à rede de água e esgoto.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, a normatização do Suas ?acaba com a ideia do assistencialismo? e representa um marco para as políticas da área, garantindo proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. Coordenado pela pasta, o sistema dispõe hoje de 7.607 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros 2.155 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e envolve 220 mil profissionais que atuam para atender a parcela mais vulnerável da sociedade.

Entre as iniciativas oferecidas por esses centros, estão projetos de enfrentamento à pobreza e programas de convivência para idosos, além de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e de violência doméstica. Eles também abrem caminho para a inserção de famílias no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Psol entra contra Nascimento no Conselho de Ética

Manchetes dos jornais: Dilma desmonta esquema de corrupção da época de Lula

Cassio Cunha Lima pede ao STF para ser diplomado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES