Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/3/2011 10:45
Rudolfo Lago
Parlamentares e dirigentes políticos de partidos de esquerda do Rio de Janeiro divulgaram hoje (19) um abaixo-assinado pedindo a libertação de 12 pessoas que foram presas na sexta-feira (18) depois de uma passeata de protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. As pessoas foram presas porque porque teriam jogado "um artefato incendiário" e se envolvido em confronto com funcionários do consulado norte-americano.
Leia abaixo a íntegra do abaixo-assinado:
"PELA IMEDIATA LIBERTAÇÃO DOS PRESOS DA PASSEATA DE PROTESTO DO RIO!
Nós, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses, estamos empenhados na imediata libertação do(a)s cidadã(o)s - trabalhadores e estudantes - presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica, em 18/3, contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo.
Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusados de atirarem 'artefato incendiário' e 'causar lesões corporais' em funcionário do Consulado norte-americano no Rio e se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas!
Desafiamos as autoridades policiais do Rio de Janeiro e também o próprio Consulado estadunidense a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo.
A continuada detenção desses militantes é arbitrária e injusta, e o Judiciário precisa acolher os pedidos de Habeas Corpus.
Liberdade para os presos já!
Assinam:
Senador Lindberg Farias (PT) e Randolfe Rodrigues(PSOL), Deputados Federais Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS), Deputados Estaduais Janira Rocha (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL), Robson Leite (PT), Zaqueu Teixeira (PT), ex-Deputado Federal e Presidente Regional do PSTU, Cyro Garcia"
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares