Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senador quer que ex-gerente da Previ explique dossiê

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senador quer que ex-gerente da Previ explique dossiê

Congresso em Foco

10/8/2010 21:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), subiu à tribuna do plenário nesta terça-feira (10) para dizer que o advogado Gerardo Xavier Santiago, ex-gerente Executivo da Previ (fundo de pensão dos servidores do Banco do Brasil), deve ser ouvido pela Casa sobre as denúncias de relação entre estatais e fundos de pensão e a montagem de dossiês contra opositores do governo. Caso vingue a ideia oposicionista, Santiago prestará esclarecimentos, na condição de convidado, à Comissão de Constituição e Justiça.

Em um plenário esvaziado - não chegou a dez o número senadores presentes, graças ao recesso branco pré-eleitoral em curso -, o tucano disse que a oposição vai usar o esforço concentrado (semana de votações para avançar na pauta legislativa), previsto para o final de agosto, para convidar Gerardo a falar sobre o caso.

Embora tenha insistido nos esclarecimentos, Alvaro ressalvou que não defenderá "instalação de uma CPI em meio ao processo eleitoral". "Mas o fato de estarmos em meio a um processo eleitoral não nos autoriza a cumplicidade, a complacência diante de atos dessa natureza. Portanto, cabe ao Senado Federal convocar o senhor Gerardo. Que seja lá no final do mês, no início do próximo, durante o período de esforço concentrado", disse, defendendo a adoção "medidas práticas, objetivas" após um eventual depoimento.

Em entrevista concedida à revista Veja, Gerardo Santiago confessou ter atuado em uma espécie de núcleo de montagem de dossiês - documentos comprometedores com fins políticos - sobre o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, durante a gestão deste à frente do governo de São Paulo (2007-2010), e o deputado ACM Neto (DEM-BA).

Na entrevista, Gerardo declarou também que a Previ também ajudou na arrecadação de recursos para os caixas do PT, tendo montado uma rede de conselheiros petistas (ou ligados à legenda) dispostos em empresas com participação do Fundo. O papel dos conselheiros junto às companhias era justamente interferir nas doações partidárias.

CPI nos fundos

Segundo Alvaro, a reportagem da revista semanal "revela os bastidores do governo Lula e a sua aliança com a marginalidade da ação administrativa". "A improbidade administrativa configurada, uma vez que a estrutura da administração brasileira é utilizada indevidamente e de forma suspeita", disse o tucano, para uma plateia de três senadores em plenário.

Lendo trechos da revista, o senador paranaense lembrou que os fundos de pensão foram investigados durante a CPI dos Correios, instalada no Congresso durante uma das mais graves crises do governo Lula - o caso do mensalão. "No entanto, a CPI se concluiu sem que essa investigação pudesse se aprofundar", reclamou, dizendo-se estarrecido com as novas denúncias. "Agora, o que se revela, neste momento, é um fato novo. Que a Previ era uma central de dossiês não se sabia. O que revela esse Gerardo Santiago é estarrecedor."

Na segunda (9), o líder da minoria na Câmara, Gustavo Fruet (PSDB-PR), já havia indicado que a oposição usará a delação para complicar - e não só no Congresso - a vida do governo em ano eleitoral.

Leia:
Fruet quer investigar dossiê com estatais

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

TSE mantém duas multas contra José Serra

Filho de Zé Dirceu leva multa por propaganda para Dilma

São Paulo barra primeira candidata pela Lei da Ficha Limpa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES