Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo pede urgência para projetos do pré-sal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo pede urgência para projetos do pré-sal

Congresso em Foco

31/8/2009 14:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha
A pedido dos líderes da base governista, o governo vai pedir urgência na votação do novo marco regulatório do setor de petróleo e desmembrar as propostas que tratam do assunto em quatro projetos de lei. A decisão, tomada nesta manhã, contraria o que informaram governadores de três estados produtores que participaram de reunião ontem à noite com o presidente Lula.

De acordo com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o presidente Lula atendeu à recomendação da base aliada para impedir que as discussões sobre as regras do pré-sal se arrastem indefinidamente no Congresso. No regime de urgência, os projetos terão de ser votados em 45 dias em cada Casa legislativa. A partir daí, as proposições passam a trancar a pauta, ou seja, têm prioridade na fila de votação. 

Lula participou de reunião nesta manhã com ministros e líderes de partidos que apoiam o governo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Segundo Jucá, o ministro da Defesa, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, afirmou que a Constituição obriga que o assunto seja tratado em quatro projetos de lei por tratar de assuntos diferentes.

Ontem, os governadores do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB), deixaram satisfeitos o encontro com o presidente. Contrários à ideia inicial do governo de repartir os royalties do pré-sal, saíram da reunião dizendo que o novo marco regulatório seria tratado sem regime de urgência e em apenas um projeto. Informaram ainda que o governo havia decidido manter as regras atuais para a distribuição do benefício, que favorece os estados produtores de petróleo.

As novas regras serão anunciadas daqui a pouco pelo presidente Lula, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O presidente defendia partilha igual para todos os estados. Segundo o líder do governo no Senado, o debate sobre a distribuição dos recursos ficará para um outro momento.

"Não vamos contaminar a discussão do processo com a discussão de royalties, que trata da partilha de recursos. Enquanto não houver mudança na legislação, fica valendo a atual sobre o assunto", declarou Jucá.

De acordo com a Agência Brasil, os três primeiros projetos de lei dizem respeito ao marco regulatório, à criação de um fundo social e à criação da Petrosal. A quarta proposta se refere à capitalização da Petrobras.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula lança Blog do Planalto para se aproximar da população

Lula: "Hoje é novo dia da independência do Brasil"

Manchetes dos jornais: Lula cede a estados produtores de petróleo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES