Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova projetos que beneficiam deficientes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissão aprova projetos que beneficiam deficientes

Congresso em Foco

13/8/2008 | Atualizado às 19:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou hoje (13) proposições que asseguram direitos aos portadores de necessidades especiais. Aprovado em caráter terminativo (vai a plenário sem possibilidade de revisão), um projeto de lei apresentado pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP) inclui a chamada visão monocular entre as anomalias caracterizadas como deficiência visual.

“Essas pessoas sofrem com o preconceito e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. Porém, não se encaixam perfeitamente nos critérios legais de definição de deficiência”, disse o relator da matéria na CDH, senador Flávio Arns (PT-PR), segundo a Agência Senado. Para o petista, a falha na inclusão faz com que as vítimas de visão monocular fiquem “à margem dos benefícios legais”.

Também foi aprovado na reunião de hoje o substitutivo de Arns ao projeto do ex-senador Rodolpho Tourinho que estabelece percentuais e critérios para garantir aos deficientes reserva de vagas em cargos públicos. A decisão também foi tomada em caráter terminativo na comissão.

De acordo com o texto do substitutivo, ficam reservadas entre 5% e 20% das vagas de concursos públicos para portadores de deficiência. As inscrições para o concurso devem ser gratuitas, por questão de “justiça social”, conforme o relator da matéria, Flávio Arns. Além disso, órgãos da administração pública devem reservar ao menos 5% de seu quadro de funcionários aos deficientes.

O substitutivo apresentado por Arns também inclui entre as deficiências legalmente admitidas a perda auditiva unilateral total, que não estava entre as anomalias registradas na proposta original.

Também foi aprovado na CDH o relatório favorável ao projeto de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que determina a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto de Importação para máquinas de escrever em braile (método de leitura tátil em alto relevo para deficientes visuais). O projeto segue agora para apreciação em plenário, antes de ser encaminhado à Câmara. (Fábio Góis)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Biscaia: maioria do Conselho de Ética defende Paulinho

Câmara aprova ampliação do Supersimples

Dantas atribui Operação Satiagraha a chefe da Abin

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES