Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/7/2008 | Atualizado às 14:26
O ex-banqueiro Salvatore Cacciola deverá ser transferido hoje (17) para o presídio de segurança máxima Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O ex-dono do Banco Marka foi extraditado para o país e desembarcou na madrugada de hoje (17) no Aeroporto Internacional do Rio, Galeão.
Em seguida, Cacciola foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal do Rio e depois para o Presídio Ary Franco, onde permanece em uma cela com outros presos. Em Bangu 8, o ex-banqueiro terá cela individual.
Ao chegar ao Brasil, Cacciola disse que não é foragido da polícia.
"Fui para a Itália com passaporte carimbado, entrei na Itália e saí do livre, com decisão do ministro Marco Aurélio Mello [do Supremo Tribunal Federal, queliberou o banqueiro da prisão], cheguei na Itália em 17 de julho e estou voltando ao Brasil em 17 de julho", afirmou após o desembarque.
Sem algemas
Ontem (16), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros, concedeu liminar que impedia que a Polícia Federal (PF) o algemasse quando ele chegasse ao Brasil.
A decisão de Barros também garante a comunicação entre os advogados de defesa e Cacciola, assim que ele chegar ao país. Segundo o STJ, o uso de algemas não pode ocorrer “como instrumento de constrangimento abusivo à integridade física ou moral do preso”.
O ministro também ressalta que Cacciola é idoso, não podendo oferecer resistência aos policiais federais que integram a comitiva responsável pela escolta.
Salvatore Cacciola foi condenado pela Justiça brasileira a 13 anos de prisão por gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público. Em 1999, durante o governo Fernando Henrique, ele teria se beneficiado de informações sigilosas sobre a desvalorização do real. Estima-se que o banqueiro tenha dado um prejuízo de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil