Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2008 15:16
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje em audiência na Câmara, que terras indígenas de região de fronteira não prejudicam a soberania nacional.
“Não há soberania de tribos indígenas sobre as terras. As terras indígenas são propriedades da União, com usufruto vitalício dos indígenas. Não é incompatível com a soberania nacional”, disse.
O ministro espera que o Supremo Tribunal Federal, ao julgar o caso Raposa Serra do Sol, em Roraima, resolva algumas questões referentes a terras indígenas. A primeira delas seria a compatibilidade entre terra indígena e zona de fronteira. “Evidente que a terra indígena não é incompatível com isso. Terra indígena não é imune a presença de militares”, defendeu.
A outra questão trata dos pré-requisitos para o governo outorgar as terras indígenas. Jobim quer que o Supremo ratifique o que especifica a constituição. Falando sobre a Amazônia, Jobim diz que é “ridícula” a discussão entre ambientalistas e desenvolvimentistas sobre a região. “Eu creio que a Amazônia deva ter um desenvolvimento sustentável. A experiência mostra que não se resolve os problemas sob a perspectiva criminal. Da minha pasta desenvolvemos um plano estratégico no que diz respeito militar, mas não podemos ficar só nisso”, explica.
Está parado no STF um processo onde o governo de Roraima questiona a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, homologada pelo presidente Lula em 2005. Produtores de arroz que viviam na região se recusaram a sair e desde então o lugar é marcada por conflitos entre os indígenas e arrozeiros. (Tatiana Damasceno)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil