Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CBF pressionou governadores, diz Silvio Torres

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CBF pressionou governadores, diz Silvio Torres

Congresso em Foco

5/11/2007 | Atualizado às 20:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Logo após protocolar o pedido de instalação da CPI do Corinthians, o deputado Silvio Torres (PSDB-SP) afirmou com exclusividade ao Congresso em Foco que os próprios parlamentares (75 deputados e quatro senadores) que retiraram as respectivas assinaturas do requerimento, na última quinta-feira (1º), confirmaram que o fizeram a pedido de governadores pressionados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo matéria da reportagem veiculada na última sexta-feira (2), a CBF intercedeu junto aos 12 governadores para que presionassem deputados de seus partidos a desistir da idéia de subscrever o requerimento de abertura da CPI. Na semana passada, os 12 governantes acompanharam a delegação brasileira no anúncio da confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014, em Zurique (Suíça). (leia mais) O deputado paulista apresentou nesta tarde à Secretaria Geral da Mesa do Senado mais 54 assinaturas de deputados e sete de senadores solicitando a instalação da CPI.

“As informações que chegaram a mim são dos próprios deputados que retiraram as assinaturas, atendendo ao pedido de governadores. E esses governadores, por sua vez, estavam respondendo a uma pressão do Ricardo Teixeira [presidente da CBF]”, revelou o deputado tucano.

Para Silvio Torres, o movimento pela criação da CPI deverá ganhar força nos próximos dias com o protocolo das novas assinaturas. “Complementamos com mais essas assinaturas, mas não terminou ainda. A sessão do Congresso, que deveria ter sido realizada na terça-feira (6), foi mudada para quarta-feira (7)”, disse.

“Acho que ganhamos tempo para argumentar com os deputados que não assinaram e outros que retiraram [as assinaturas]”, acredita Silvio Torres, para quem o apoio da sociedade também deve servir para legitimar a instalação da CPI. “Temos tempo de trabalhar mais, com mais aliados, inclusive com a força da opinião pública, que tomou conhecimento do episódio e se colocou francamente favorável à instalação da CPI.”

O deputado negou ainda que o esteio para a abertura da CPI esteja restrito a São Paulo, por motivos óbvios (além de ser o estado do Corinthians, é o que mais tem representantes eleitos na Câmara). “Essa CPI tem apoio de todos os estados, de todos os partidos. Não está concentrada em São Paulo. É que São Paulo tem 70 deputados e aparecem mais assinaturas. Não se trata de questão de torcida. Trata-se de uma conscientização sobre a importância de se investigar o crime de lavagem de dinheiro no futebol brasileiro”, finalizou. (Fábio Góis)

Leia também 

CPI do Corinthians consegue novo fôlego 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Silvio Torres consegue 61 assinaturas para CPI

PMDB "impulsionou" processo sucessório, diz Tião

Lula diz estar "tranqüilo" sobre aprovação da CPMF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES