Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Site reúne todas as colunas de Carlos Castello Branco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Site reúne todas as colunas de Carlos Castello Branco

Congresso em Foco

1/11/2007 | Atualizado às 14:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lida, temida e, sobretudo, respeitada. Por três décadas, a coluna de Carlos Castello Branco, o Castelinho, foi leitura obrigatória de quem acompanhava o noticiário político nacional entre 1962 e 1993, quando o jornalista morreu, aos 73 anos.

A partir de hoje (1º), toda a obra de Castelinho está disponível na internet no endereço www.carloscastellobranco.com.br. Não é pouco. Estão reunidas ali as 7.446 colunas escritas por ele ao longo de sua carreira jornalística, dados sobre sua biografia, crônicas e contos do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), dono da cadeira 34.

O acervo é um documento histórico da segunda metade do século 20. Registra desde as agitações que antecederam o golpe militar de 1964, passa pelos longos anos de chumbo e revela o clima de desilusão com o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

O site, organizado pela Buriti Editora e Produtora, de Luciana Castello Branco, filha de Castelinho, foi desenvolvido pela Refazenda Produções. As colunas foram cedidas pelo Jornal do Brasil, no qual era publicada a Coluna do Castello.

Nascido em Teresina em 1920, Carlos Castello Branco formou-se em Direito em Minas Gerais, em 1943. Em 1939 estreou nos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. De lá, dedicou-se à reportagem política, passando por publicações como O Jornal, Diário Carioca e O Cruzeiro.

Castelinho ocupou a Secretaria de Imprensa no governo de Jânio Quadros (1961). De volta à redação, comandou a sucursal do Jornal do Brasil em Brasília entre 1962 e 1972. O jornalista passou mais 21 anos respondendo pela página 2 do JB.

Já na condição de colunista político mais prestigiado do país, Castelinho assumiu, em 1976, a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), o qual presidiu até 1981.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

O samba do Olavo Doido

Emenda 29 terá dificuldades no Senado, diz Perondi

Pinotti se desliga da Frente Parlamentar da Saúde

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES