Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Começa amanhã escolha do melhor parlamentar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Começa amanhã escolha do melhor parlamentar

Congresso em Foco

16/9/2007 | Atualizado às 20:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De amanhã (18) até 18 de novembro, o leitor deste site poderá escolher o parlamentar que, em sua avaliação, melhor exerce o mandato em 2007. Os 41 finalistas da segunda edição do Prêmio Congresso em Foco foram selecionados por 188 jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.

A lista inclui 25 deputados e 16 senadores (um a mais que os 40 previstos porque houve empate na 15ª colocação entre José Nery, Psol-PA, e Delcídio Amaral, PT-MS). Caberá aos internautas definir a classificação final dos premiados.

Eles é que decidirão quem vai receber os troféus reservados aos três primeiros lugares, na Câmara e no Senado, e as placas de homenagem que serão entregues aos parlamentares que ficarem entre a quarta e a décima colocação em cada Casa. Também serão premiados os deputados e senadores mais assíduos (veja o regulamento). A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, em Brasília.

Os 41 congressistas receberão certificados atestando a boa atuação que têm ou tiveram, conforme o julgamento daqueles que por obrigação profissional devem acompanhar com profundidade e independência as atividades do Legislativo federal.

Pré-seleção

Cada jornalista pôde citar o nome de até 15 deputados e até 10 senadores. Foram usadas três urnas. Uma percorreu as redações da capital federal, enquanto outra circulou pelas dependências do Congresso, coletando os votos dos jornalistas credenciados na Câmara ou no Senado ou que trabalham nos veículos de comunicação das duas Casas (TV, rádio, jornal e agência). A terceira ficou na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), que apoiou e fiscalizou todo o processo.

A amostra dos selecionadores é significativa. Inclui repórteres, editores, produtores de TV, colunistas, chefes de redação, jornalistas de rádio, dos grandes jornais e revistas do país, da internet, da mídia regional, de órgãos de comunicação públicos e de uma agência internacional de notícias (a Reuters, maior empresa do mundo nessa área).

Na primeira fase da premiação, votaram profissionais de emissoras de TV (Globo, Record, SBT, Rede TV, Band, TV Bahia e TVE) e rádio (CBN, Jovem Pan, Itatiaia, Bandeirantes, Eldorado, Guaiba, Difusora de Goiânia), de revistas (Veja, Istoé, Istoé Dinheiro e Época), jornais (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, Valor Econômico, O Dia, O Tempo e Folha de Pernambuco), agências de notícias (Reuters, Agência Estado, Agência Brasil e Full Time), sites e portais (Folha Online, iG e Terra).

Também foram consultados jornalistas que trabalham em veículos de comunicação de órgãos oficiais (TV Câmara, TV Senado, Agência Câmara, Agência Senado, Rádio Câmara, Rádio Senado e Radiobrás). Para evitar distorções, jornalistas que assessoram parlamentares não puderam votar.

Os melhores

Na opinião dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, Eduardo Suplicy (PT-SP), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Péres (PDT-AM), Pedro Simon (PMDB-RS) e Demóstenes Torres (DEM-GO) são, em ordem decrescente, os senadores que melhor exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007 (veja a lista completa).

De acordo com os jornalistas que votaram, os melhores deputados federais são, também em ordem decrescente, Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) – acesse aqui a relação de todos os deputados votados. Veja a reação dos parlamentares.

A cédula de votação entregue aos jornalistas trazia duas perguntas: “Na sua opinião, quais são os melhores deputados federais que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007? Na sua opinião, quais são os melhores senadores que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007?”.

Prêmio Congresso em Foco

Criado no ano passado, o Prêmio Congresso em Foco foi entregue pela primeira vez em solenidade realizada em 19 de dezembro de 2006, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. No evento, que teve como mestre-de-cerimônias a jornalista Cristina Serra, da TV Globo, o ex-deputado Paulo Afonso (PMDB-SC), que compareceu a todas as sessões deliberativas da legislatura anterior, foi premiado como o parlamentar mais assíduo do Congresso. Mais de 5,3 milhões de votos foram dados pelos internautas, no ano passado (leia mais).

O prêmio teve o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e de várias entidades da sociedade civil.

De acordo com o regulamento (leia a íntegra), são objetivos do Prêmio Congresso em Foco 2007:

“Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações neste primeiro ano da nova legislatura (a partir de 1ºfev2007); valorizar os bons exemplos, incentivando os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível; incentivar a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados; contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania; difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos” (leia mais).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula: "Quero contribuir na eleição do meu sucessor"

Bolsa Família é aprovada por 43% dos brasileiros

Manchetes dos jornais de hoje - 16set07

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES