Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/8/2007 | Atualizado às 18:04
Após a reunião com os três relatores da primeira representação do Psol contra o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), decidiu convocar Renan para prestar esclarecimentos sobre os dados levantados pela perícia da Polícia Federal.
Renan já confirmou que comparecerá à reunião reservada com os três relatores – Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE). O encontro foi marcado para amanhã, às 18h. O perito contábil José Appel, que foi contratado pelo presidente do Congresso para acompanhar o trabalho dos peritos da PF, também foi convidado para o encontro com os relatores.
“A perícia coloca o senador Renan na condição de ter que explicar muito ao Conselho de Ética e à sociedade”, disse hoje o senador Renato Casagrande (PSB-ES) ao Congresso em Foco. De acordo com ele, no início da próxima semana os relatores devem fazer nova reunião para discutir a viabilidade de um parecer único sobre a acusação de que Renan teria usado dinheiro de um lobista para pagar suas despesas pessoais.
Outra relatora do caso, a senadora Marisa Serrano ressaltou que as principais inconsistências apresentadas pela perícia dizem respeito ao valor dos custeios das propriedades rurais e do patrimônio declarado por Renan. “O mais grave é a falta de recursos para o pagamento da pensão alimentícia”, destaca ela referindo-se ao dinheiro pago pelo presidente do Senado à jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha de três anos.
O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha, esclareceu que optou pela sessão reservada, pois assim estão sendo as reuniões desde que foi escolhido o trio de relatores. Ele afirmou que pretende marcar uma reunião com os demais membros do Conselho de Ética apenas quando o relatório estiver pronto. “A expectativa é de colocar o parecer em votação até o dia 30 de agosto”, acrescentou. (Lúcio Lambranho)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores