Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI das Americanas aprova relatório sem apontar responsáveis por ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara

CPI das Americanas aprova relatório sem apontar responsáveis por fraude contábil

Parte da CPI apontou "blindagem" aos controladores da empresa: Carlos Alberto da Veiga Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Hermann Telles.

Congresso em Foco

27/9/2023 9:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PF busca ex-CEO e ex-diretora das Americanas. Miguel Gutierrez mora na Espanha há um ano. Foto: Divulgação

PF busca ex-CEO e ex-diretora das Americanas. Miguel Gutierrez mora na Espanha há um ano. Foto: Divulgação
A CPI das Americanas concluiu suas investigações sem indiciar os possíveis culpados pela fraude de R$ 20 bilhões na varejista. Parte do colegiado apontou "blindagem" ao trio de controladores da empresa (Carlos Alberto da Veiga Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Hermann Telles). O relatório final foi aprovado por 18 votos a oito. Apesar de reconhecer a possível participação da cúpula da empresa, o relator, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), disse não haver provas suficientes para indiciar os responsáveis pelas irregularidades no balanço contábil que mascararam o rombo bilionário. "Não tem comprovação e não deu tempo para sermos inquisidores, fazer papel de polícia, juiz e promotor", disse. "Não tenho a coragem de acusar pessoas antes das investigações, a cada dia saem novos fatos", reiterou o parlamentar. Para o deputado Mendonça Filho (União-PE), a opção do relator foi no sentido de "preservação da empresa e manutenção dos empregos" e de que investigações sejam concluídas pela Justiça. Em sua opinião, "não há nada que implique diretamente os acionistas de referência". A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) lamentou o desfecho dos trabalhos da CPI que, segundo ela, foi uma "tentativa de blindar" grandes acionistas e bancos implicados na fraude. "É muita subserviência aos interesses do capital que lesa em bilhões de reais a empresa, quem paga são os trabalhadores, os pequenos acionistas e o povo brasileiro", criticou. "O mercado de capitais sofreu a maior corrupção de sua história promovida por aqueles que não só deveriam estar indiciados no relatório, deveriam estar presos", concluiu a parlamentar. Melchionna havia apresentado voto em separado ao texto inicial de Chiodini, divulgado na última reunião, para responsabilizar os três principais acionistas da Americanas, os quais não foram ouvidos pela comissão. Mesmo após ter acesso à carta de Miguel Gutierrez, ex-CEO da empresa, que apontava envolvimento do trio de acionistas na fraude, Chiodini optou por não ouvi-los antes de encerrar as investigações da CPI. Em seu parecer, Chiodini sugere quatro projetos de lei para combater crimes na gestão de empresas e aprimorar a fiscalização do mercado de capitais. Em uma das propostas, é criado o crime de infidelidade patrimonial com pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa, para quem causar dano ao patrimônio de terceiros sob sua responsabilidade. (Com informações da Agência Câmara)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados jorge paulo lemann Carlos Chiodini Fernanda Melchionna CPI das Americanas lojas americanas fraude contábil Miguel Gutierrez Marcel Hermann Telles Carlos Alberto da Veiga Sicupira

Temas

Economia Congresso Notícia

LEIA MAIS

PEC DA ANISTIA

Em troca de anistia, partidos querem manter percentual de mulheres no Legislativo

Queixa-Crime

Ameaçada, Jandira apresenta queixa-crime contra Nikolas Ferreira

Senado Federal

Senadores protocolam convocação de plebiscito sobre aborto. Saiba quem são

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA PÚBLICA

Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator

2

TRANSPORTE AÉREO

Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos

3

Relações exteriores

Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil

4

TENTATIVA DE GOLPE

Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF

5

Legislação

Nova lei caracteriza abandono afetivo como ilícito civil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES