Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/10/2009 11:40
Renata Camargo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz da edição 2009. O anúncio da premiação foi feito nesta sexta-feira (9) pelo comitê do Nobel, em Oslo, na Noruega.
Obama ganhou o prêmio por sua atuação pelo desarmamento nuclear e pelo trabalho pela paz mundial. O presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, justificou que "o comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares".
"Muito raramente uma pessoa com a influência de Obama capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um futuro melhor", disse Jagland em entrevista coletiva.
Segundo a imprensa internacional, o prêmio foi recebido com surpresa pela Casa Branca. Primeiro afro-americano a assumir a presidência dos Estados Unidos, Obama receberá, além de medalha e diploma, um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o que equivale a US$ 1,4 milhão.
Obama é o terceiro político do Partido Democrata americano a receber um Prêmio Nobel nesta década. Em 2002, o ex-presidente Jimmy Carter foi premiado. E em 2007, o ex-vice-presidente Al Gore também foi premiado por causa de sua atuação na defesa do meio ambiente.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime