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Congresso em Foco
16/2/2009 10:56
Na entrevista do programa Café com o Presidente, da Radiobras, na manhã desta segunda-feira (16), o presidente Lula afirmou que o Brasil irá se tornar “um grande produtor de peixe”. A afirmação foi feita após uma visita na semana passada à primeira fazenda marítima do país, localizada em Recife (PE). O espaço, que contará com 48 tanques de criação, vai permitir a produção de 10 mil toneladas de peixes.
“O benefício maior é o conhecimento científico, tecnológico do Brasil numa área nova. É uma coisa estupenda, vai se introduzir 10 mil toneladas de peixe de Bejupirá, que chega a seis quilos em um ano, ou seja, enquanto o salmão demora três anos para chegar a seis quilos, ele chega em um ano. É um peixe genuinamente brasileiro, da costa brasileira, do nordeste brasileiro”, defendeu Lula.
Segundo Lula, o povo brasileiro come, em média, sete quilos de peixe per capita por ano. Em outros países, essa média é de nove a 12 quilos por pessoa. “Fizemos um marco regulatório que esperou 15 anos e agora estamos tanto nos rios, nas represas e nas hidrelétricas quanto no mar, autorizando áreas para que as pessoas possam criar peixes. Em alguns anos, vamos nos transformar em um grande produtor de pescado”, disse.
Ferrovia
Lula falou ainda sobre a construção da ferrovia Transnordestina, que liga o porto de Suape (PE) ao porto de Pecém (CE). A estrada de ferro terá R$ 45 bilhões em investimento e 1.728 quilômetros de extensão. Na semana passada, o presidente esteve em Pernambuco para dar início às obras de parte da ferrovia.
“Significa uma revolução na região do nordeste brasileiro, porque nós envolvemos vários estados com esta ferrovia. Significa o desenvolvimento da região, porque por ali você vai transportar toda a produção que for produzida na região. Você vai poder levar carga de um estado para outro estado. E eu acho que isso é uma coisa extremamente importante, porque atrás da ferrovia vem o desenvolvimento das cidades, o desenvolvimento das regiões”, defendeu Lula.
A ferrovia é idealizada há mais de 100 anos. A estrada de ferro que cruza o sertão nordestino chegou a ver construídos alguns trilhos em 1990, mas teve que ser paralisada dois anos depois por falta de verba. (Renata Camargo)
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