Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/8/2008 | Atualizado às 14:30
Pesquisa divulgada hoje (4) pela Transparência Brasil afirma que o patrimônio dos políticos que concorrem às eleições de 2008 subiu 46,3% em dois anos. O número, conforme explica a entidade, “é a média da evolução patrimonial declarada por 180 integrantes das Câmaras Municipais de capitais dos estados que também foram candidatos nas eleições de 2006 e por 255 deputados federais, senadores e deputados estaduais que concorrem a prefeituras e vice-prefeituras”. A Transparência destaca que os dados foram recolhidos junto à Justiça Eleitoral.
Conforme revelou com exclusividade o Congresso em Foco na semana passada, apenas os 85 parlamentares federais que são candidatos às prefeituras enriqueceram mais de R$ 18 milhões em apenas dois anos. (leia a reportagem)
O levantamento da Transparência afirma que “considerando-se apenas os vereadores, a média de enriquecimento foi de 41%”. Por sua vez, a média dos senadores e deputados foi de 50%.
“Dos 709 vereadores em exercício nas 26 capitais brasileiras, 663 buscam a reeleição ou concorrem aos cargos de prefeito ou vice-prefeito. O patrimônio médio declarado por esses vereadores é de R$ 377 mil.”
Conforme ressalta a pesquisa, “os vereadores dessas cidades são, em média, 45 vezes mais ricos do que a média da comunidade que representam”. A base para essa comparação é o Produto Interno Bruto (PIB) per capita das regiões metropolitanas das capitais brasileiras. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil