Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2008 | Atualizado às 13:37
Mais de 400 mil pedidos pedidos de candidatura devem ser registrados até a próxima segunda-feira (30), último dia para os partidos políticos realizarem as convenções para a disputa das eleições municipais de outubro. A estimativa é da Justiça Eleitoral.
De acordo com a Lei Eleitoral, só poderá disputar as próximas eleições o candidato que for escolhido em convenção. O prazo para o registro, no entanto, é até 5 de julho. A Lei Eleitoral também estabelece que, no caso de coligação, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher, independentemente do número de partidos que compõem a chapa.
Pode se candidatar para os cargos de prefeito e vereador qualquer brasileiro que esteja em dia com a Justiça Eleitoral, filiado a partido político e tiver mais de 18 ou 21 anos. Essa regra, no entanto, não é válida para analfabetos, estrangeiros, conscritos que estejam prestando o serviço militar e os inelegíveis.
Nesse último caso, são considerados inelegíveis: o cônjuge do prefeito e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil