Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão impõe punição a <i>overbooking</i>

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissão impõe punição a <i>overbooking</i>

Congresso em Foco

3/6/2008 | Atualizado às 15:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor do Senado aprovou hoje (3) punições para as empresas aéreas que atrasam vôos ou vendem passagens acima da lotação das aeronaves – o chamado overbooking. As mudanças fazem parte de um substitutivo de Expedito Júnior (PR-RO) a quatro projetos de lei que regulam o setor.
 
Se houver atraso superior a duas horas, a empresa será obrigada a pagar uma indenização equivalente à tarifa cheia do vôo, mesmo que o passageiro tenha comprado o bilhete em promoção. Outra opção é acomodar o cliente em um hotel.
 
A terceira opção para a companhia é embarcar o passageiro em outro avião aeronave e pagar apenas metade da indenização devida. Atualmente, os atrasos só são punidos quando excedem o período de quatro horas.
 
O texto prevê multa para a empresa quando houver overbooking. Se o embarque for recusado ao passageiro, ele deverá ser indenizado no valor da tarifa cheia e ainda deverá ser acomodado em outra aeronave.
 
Expedito informa que os passageiros também terão deveres. Caso não avisem a empresa que não poderão embarcar em determinado vôo, eles serão multados em 10% do valor do bilhete. Atualmente, algumas companhias cobram 20% pela tarifa de não-apresentação – ou no show, como costumam dizer.
 
Para Expedito, o substitutivo põe ordem na relação companhia–passageiro. “Você acaba um pouco com essa bagunça no setor aéreo, para que não se repita o que vem acontecendo”, afirmou ele ao Congresso em Foco. “Estamos tentando punir as empresas para que respeitem o cidadão.”
 
O substitutivo se refere a dois projetos de Serys Slhessarenko (PT-MT), um de Renato Casagrande (PSB-ES) e um de Aloízio Mercadante (PT-SP). Ele vai ser analisado ainda pelas comissões de Infra-estrutura e de Desenvolvimento Regional. (Eduardo Militão)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Alstom: Câmara votará pedido para audiência pública

Entidades divulgam manifesto pela aprovação da CSS

Governo adia votação da "Nova CPMF" para amanhã

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES