Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/2/2008 | Atualizado às 14:56
O deputado Ivan Valente (Psol-SP) afirmou há pouco que o requerimento de instalação para abertura da CPI da Dívida Pública precisa de menos de dez assinaturas para atingir o número mínimo exigido por lei. Segundo ele, este número será atingido em pouco tempo. Para que uma CPI seja aberta na Câmara, é necessária a adesão de, pelo menos, 171 deputados.
Com base em reportagem publicada pelo Congresso em Foco, o deputado está colhendo assinaturas para que a Casa investigue o pagamento da dívida pública no país. Desde 2003, primeiro ano do governo Lula, o Brasil destinou mais de R$ 851 bilhões apenas para o pagamento de juros nominais da dívida pública consolidada (interna e externa). (leia a íntegra da reportagem e o requerimento de instalação da CPI).
De acordo com o parlamentar paulista, essa CPI da Dívida Pública “não é para investigar tapioca”, em referência à CPI dos Cartões Corporativos. Questionado se a comissão teria chance de seguir adiante, uma vez que outras CPIs já estão em atividade no Congresso, Ivan Valente disse não ser fácil investigar os bancos e o sistema financeiro. Contudo, ressaltou: “Toda semana irei à tribuna dar o recado de que alguém quer investigar isso”. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil