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Congresso em Foco
27/7/2007 | Atualizado às 20:36
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu-se hoje (27) por cerca de duas horas no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para discutir a crise aérea.
Entre os pontos abordados na reunião, estão obras de ampliação no aeroporto de Guarulhos, como a construção de uma terceira pista de pouso e decolagem e um terceiro terminal de passageiros.
O governo paulista afirmou que seria construída uma linha ferroviária ligando São Paulo ao aeroporto. Segundo a proposta de Serra, a obra seria construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), sendo que o governo de São Paulo entraria com R$ 1,5 bilhão, o governo federal com R$ 580 milhões, e a iniciativa privada com R$ 1,3 bilhão.
A ampliação do aeroporto de Viracopos, localizado a 95 km de São Paulo, também foi discutida.
Vistoria
O ministro da Defesa vistoriou a pista principal do aeroporto de Congonhas na manhã de hoje. O aeroporto foi palco da maior tragédia da aviação brasileira, quando na terça-feira da semana passada (17) um avião da TAM explodiu ao se chocar contra um terminal de cargas da empresa. Na ocasião, 199 pessoas morreram.
Em seguida, Nelson Jobim seguiu para uma visita aos escombros do galpão da TAM atingido pelo Airbus da companhia no último dia 17. Ao deixar o local disse, segundo informações de um assessor: "Foi uma tragédia impactante que impõe ações".
Acompanham o ministro o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira; o superintendente regional da Infraero, Edgar Brandão Junior; e os secretários estaduais de São Paulo Luiz Antonio Marrey Filho (Justiça) e Ronaldo Luiz Marzagão (Segurança Pública).
Do aeroporto, o ministro caminhou até o terminal de cargas. Lá, subiu em uma escada magirus do Corpo de Bombeiros para analisar o piso superior do edifício.
Jobim também visitou o Instituto Médico Legal (IML), onde peritos trabalham para identificar as 199 vítimas do acidente. Até agora, apenas 89 corpos foram reconhecidos.
Em relação à sua visita ao IML, Jobim comentou: "Quero dizer a vocês que é rigorosamente impactante, para não dizer horroroso". (Rodolfo Torres)
Leia outras notícias publicadas hoje (27)
DEM pede anulação de nomeações da diretoria da Anac
O deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente nacional do DEM, ajuizou hoje (27) uma ação popular pedindo a anulação das nomeações do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e dos diretores Denise Abreu e Leur Lomanto. De acordo com o site do DEM, a diretora da Anac está no cargo por afinidade política e não reúne formação universitária compatível com a função.
“Os Democratas, ao confrontarem a formação curricular de tais diretores com as exigências legais, identificaram ‘vícios insanáveis que comprometem as nomeações realizadas pelo Presidente da República’. Tais atos foram praticados levando em consideração critérios diferentes daqueles definidos em lei.
Além do afastamento dos diretores da Anac, a ação pede “o ressarcimento por Lula – autoridade que os indicou – do que se gastou com eles”.
Renúncia
O presidente Lula, que não tem poder legal para afastar a diretoria da Anac, fez avisar aos diretores da agência, donos de mandatos fixos que só acabam em 2011, que gostaria que eles pedissem demissão. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Lula disse "esperar um gesto" da diretoria da agência. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Cenipa: informações de caixas-pretas são suficientes
O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Jorge Kersul Filho, confirmou hoje que as caixas-pretas do Airbus da TAM que se chocou contra um terminal de cargas da companhia registraram de forma clara os últimos 30 minutos de diálogos entre os pilotos da aeronave, o que será suficiente para embasar as investigações do acidente.
Segundo o brigadeiro, ao serem cruzados com os dados de 60 parâmetros coletados pela caixa-preta de dados, os 15 minutos finais das conversas entre os pilotos serão suficientes para desvendar o que ocorreu na cabine da aeronave antes do choque.
"Os dados que temos agora são frios. Terão que ser analisados somando todas as outras informações. Por exemplo, um dado que temos ser confrontado com o diálogo da cabine. Quando o trem de pouso esquerdo e direito encostaram no chão, isso está registrado. Depois, vamos fazer a ligação disso com o que está sendo falado", explicou.
O chefe do Cenipa confirmou que o material das caixas-pretas será repassado à Polícia Federal e à CPI do Apagão Aéreo da Câmara. Simultaneamente, o Cenipa analisará o material – parte em Brasília, parte em São Paulo.
O brigadeiro insistiu que todos os que terão acesso ao material precisarão ter cautela para não quebrar o sigilo das investigações. "Dados simples podem levar a conclusões erradas por quem não tiver o cuidado de se aprofundar. Por exemplo, os dados podem dizer que o manete estava em outra posição. Mas quem garante que não foi falha de um equipamento que deu o sinal incorreto? É muito profundo", enfatizou.
Sem garantia de sigilo
O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI),presidente da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, disse hoje que não pode garantir que seus colegas manterão sigilo a respeito dos dados.
"Somos 24 deputados, não posso me responsabilizar por todos. Mas vou apelar para compreensão dos colegas e realizar uma sessão secreta para que possamos analisar os dados das caixas-pretas. O brigadeiro Kersul deverá estar presente para prestar os devidos esclarecimentos", disse o peemedebista. (Carol Ferrare)
Dados da caixa-preta do Airbus da TAM estão no Brasil
Os técnicos do National Transportation Safety Board (NTSB), em Washington, terminaram ontem à noite a degravação dos dados das duas caixas-pretas do Airbus da TAM que se chocou com um terminal de cargas da companhia no último dia 17. A comissão da Aeronáutica que acompanhava o trabalho chegou às 8h da manhã de hoje ao Brasil trazendo as informações.
O relatório dos dados
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