Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/6/2007 | Atualizado às 11:32
A presidente do Psol, o senador José Nery (PA) e os deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Luciana Genro acabam de finalizar os últimos detalhes da representação contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-AL) que será apresentada pelo partido hoje ao Conselho de Ética da Casa.
Durante as investigações da Operação Aquarela, a Polícia Civil do DF flagrou uma ligação telefônica em que Roriz tratava com Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do BRB, a divisão de R$ 2,2 milhões. Segundo Roriz, o dinheiro seria do empresário Nenê Constantino, dono da Gol Linhas Aéreas. O senador afirma que descontou o cheque, do Banco do Brasil, no BRB apenas por uma questão de comodidade e que Nenê lhe emprestou R$ 300 mil e ficou com o restante da quantia.
"Fora, Renan"
Ainda hoje, o Psol, que também é autor da representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realiza uma manifestação na Esplanada dos Ministérios para lançar a campanha "Chega de Corrupção! Fora Renan!". Durante o evento, será divulgado um abaixo-assinado pedindo o imediato afastamento do senador, acusado de aceitar que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, pagasse a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso.
"Indignados com a corrupção que se aprofunda, envolvendo parlamentares, governantes, magistrados e empresários, exigimos investigações sérias e punições para os que mentem e fazem do mandato um biombo para seus negócios privados e excusos. CHEGA DE CORRUPÇÃO! Fora Renan e todos os que traem o voto popular, desprezando o interesse público, a transparência e a ética na política", pede o documento.
Em referência às mal explicadas vendas de gado do presidente do Senado, o tom da manifestação será a música "Boi voador não pode", de Chico Buarque e Ruy Guerra. "Que foi, quem foi/ Que falou no boi voador/ Manda prender esse boi/ Seja esse boi o que for/(...)/ É fora, é fora, é fora/ É fora da lei, é fora do ar", diz a letra.
Amenidades
Heloísa Helena encontrou no Senado uma atmosfera acolhedora. Ao ver o senador Tião Viana (PT-AC) se aproximar com outros parlamentares, ela brincou "Lá vêm os militares!" e se escondeu. Segundos depois, voltou, abraçou Tião e ouviu dele que o Senado sentia saudades de sua atuação.
Logo em seguida, ao ser questionada por uma eleitora sobre o motivo de estar sempre vestida com "blusa branca de gola de padre" – o uniforme que usou durante toda a campanha presidencial de 2006 – respondeu com outra pergunta: "O que você acha?". As duas concordaram que um bom motivo é o branco representar "harmonia e paz". (Soraia Costa)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores