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Congresso em Foco
5/6/2007 | Atualizado às 14:30
Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, indiretamente culpou os pilotos do jato Legacy, Joe Lepore e Jean Paul Paladino, pelo acidente que matou 154 passageiros do Boeing 1907 da Gol em setembro do ano passado.
Curado afirmou que, de acordo com relatório do órgão máximo regulador da aviação civil nos Estados Unidos, certamente o transponder do jato fabricado pela Embraer estava desligado no momento do acidente, mas que não houve falha no equipamento.
Questionado pelo relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), sobre a possibilidade de os pilotos terem esbarrado em algum botão e terem desligado o transponder sem querer, Frederico Curado disse que isso é improvável.
"Possibilidade existe, mas eu diria que é improvável porque para desligar é preciso apertar dois botões, não é uma coisa que poderia acontecer ao acaso", explicou.
Ele acrescentou, ainda, que o funcionário da Embraer que estava presente no vôo não poderia ter instruído os pilotos a desligar o equipamento para "testar" o avião porque "ele nem teria preparo para isso". Assim, a única possibilidade restante seria Lepore e Paladino terem voluntariamente desligado o transponder. (Soraia Costa)
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