Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE mantém mandato de senador Expedito Júnior

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE mantém mandato de senador Expedito Júnior

Congresso em Foco

28/5/2007 17:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani concedeu há pouco liminar suspendendo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que cassou, no início do mês de abril, o mandato do senador Expedito Júnior (PR-RO) e diplomou, na última quinta-feira, o segundo colocado nas eleições, Acir Marcos Gurcaz. Com a decisão, Expedito permanece no cargo até que o tribunal julgue em definitivo a perda do mandato.

Segundo o Ministério Público, Expedito Júnior teria comprado por R$ 100, cada, os votos de 959 funcionários da empresa Rocha Vigilância, de propriedade do seu irmão. Além do senador, os empregados teriam que votar na mulher dele, Val Ferreira (PPS), candidata à Câmara dos Deputados; no irmão, José Antônio (PSDC), candidato a deputado estadual; e no governador eleito Ivo Cassol (PPS).

O TSE entendeu que "embora o TRE-RO tenha se baseado em provas aparentemente fortes da prática de corrupção, não ficou demonstrado que os atos influenciaram o resultado da eleição, nem ao menos que tais atos se tenham espraiado para além da empresa de vigilância, onde teriam sido comprados os votos".

Arnaldo Versiani acatou o argumento da defesa de que mil votos não alterariam o resultado da eleição, que Expedito Júnior venceu por mais de 60 mil votos de diferença. "Tenho, portanto, como plausível e relevante esse fundamento, também se fazendo presente o requisito de perigo de dano pela própria execução em si da cassação imediata do mandato", acrescentou, na decisão. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senador cobra dados da Operação Octopus

Eles querem investigar

Renan pede desculpas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES