Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Pesquisa eleitoral
Congresso em Foco
24/12/2025 15:00
Conforme demonstra pesquisa do Instituto Opinião, 52,8% dos eleitores brasileiros não buscam alinhar votos entre candidatos à presidência e à Câmara dos Deputados, ou seja, não escolhem deputados federais que sejam do mesmo partido ou de aliados do presidente.
Da amostragem de dois mil entrevistados, 41,3% dizem levar em conta o alinhamento e 6% não responderam. O dado pode se traduzir em embates entre Legislativo e Executivo, que devem trabalhar juntos no complemento dos Três Poderes.
A composição da Câmara dos Deputados eleita nas últimas eleições presidenciais, em 2022, demonstra cenário parecido com o demonstrado na pesquisa. Embora Jair Bolsonaro tenha recebido 49,10% dos votos e Lula, 50,90%, os partidos que apoiaram Bolsonaro são maioria na Casa.
Em primero turno, Lula recebeu apoio do PT, PV e PCdoB, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir. No segundo turno, PDT, Cidadania, PCB, PSTU, PCO e Unidade Popular se juntaram ao petista. Esses partidos somam 147 deputados.
Já Bolsonaro foi apoiado por três partidos em primeiro turno: PL, PP e Republicanos. Na segunda fase do pleito, PSC e PTB também manifestaram apoio. Somente a tríplice inicial soma 186 deputados.
Levantamento
A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinião, ouviu brasileiros entre 15 e 17 de dezembro por entrevistas telefônicas. Com amostragem distribuída entre 114 cidades pelo país, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Temas
Polícia Judicial
Lei que reorganiza a carreira da polícia judicial é sancionada
Sistema prisional
Lula sanciona lei que obriga coleta de DNA de presos em regime fechado