Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cultura indígena pode ganhar plano nacional com foco em autonomia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cultura

Cultura indígena pode ganhar plano nacional com foco em autonomia

Proposta cria diretrizes para preservar línguas, saberes, memória e economia criativa indígena, com protagonismo dos próprios povos e acesso a mecanismos culturais.

Congresso em Foco

24/12/2025 13:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na última semana de trabalho da Câmara dos Deputados deste ano, as deputadas Juliana Cardoso (PT-SP), Benedita da Silva (PT-RJ) e Célia Xakriabá (PSOL-MG) apresentaram o projeto de lei 6620/2025, que propõe a criação do Plano Nacional de Políticas Culturais para os Povos Indígenas. A iniciativa busca transformar ações pontuais em uma política permanente de valorização das culturas indígenas no Brasil.

A proposta parte do reconhecimento de que cultura indígena vai além de manifestações artísticas. O texto inclui línguas, saberes tradicionais, espiritualidade, modos de vida, formas próprias de organização social e a relação com o território. O plano estabelece que os próprios povos indígenas devem ter protagonismo na definição e condução dessas políticas.

O plano é estruturado em cinco eixos principais. Um deles trata da preservação da memória e da identidade indígena, com apoio a rituais, festas, transmissão de saberes e valorização de lideranças tradicionais. Outro eixo incentiva a economia criativa indígena, como artesanato e produção audiovisual, respeitando os modos de vida das comunidades.

Iniciativa transforma ações pontuais em política permanente, amplia acesso a editais, incentiva economia criativa e reconhece cultura como modo de vida.

Iniciativa transforma ações pontuais em política permanente, amplia acesso a editais, incentiva economia criativa e reconhece cultura como modo de vida.Freepik

A proposta também prevê participação indígena na formulação, execução e avaliação das políticas culturais, além da realização de conferências nacionais. Um ponto central é a repatriação de bens culturais indígenas, como objetos e documentos que hoje estão em museus e instituições, inclusive fora do país.

Outro eixo busca ampliar a presença indígena nas políticas culturais nacionais, com cotas em editais, incentivo à produção literária em línguas indígenas e apoio ao audiovisual indígena.

O financiamento das ações virá do orçamento público, do Fundo Nacional de Cultura e de mecanismos já existentes, como a Lei Rouanet, sem criação de novos impostos. O projeto também propõe ajustes em leis culturais para incluir explicitamente os povos indígenas.

  • Leia a íntegra do projeto.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Juliana Cardoso Célia Xakriabá Benedita da Silva projeto de lei câmara dos deputados

Temas

Cultura

LEIA MAIS

Câmara

Deputado propõe uso de IA para avaliação de políticas públicas

Três Poderes

Hugo Motta diz que escolha de Feliciano mostra acessibilidade política

Três Poderes

"Congresso não faltou ao governo", afirma Hugo Motta

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Polícia Judicial

Lei que reorganiza a carreira da polícia judicial é sancionada

2

JUDICIÁRIO

Alexandre de Moraes nega ter falado com Galípolo sobre Banco Master

3

SENADO

Damares aciona PGR contra Moraes por suposta conversa sobre o Master

4

Sistema prisional

Lula sanciona lei que obriga coleta de DNA de presos em regime fechado

5

SERVIÇO PÚBLICO

Lula sanciona reajuste a servidores do Judiciário apenas para 2026

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES