Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Chinaglia: "Cabe ao Renan dar explicações"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Chinaglia: "Cabe ao Renan dar explicações"

Congresso em Foco

25/5/2007 | Atualizado às 16:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), declarou hoje (25) a jornalistas, no Salão Verde da Casa, que cabe ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dar explicações sobre uma reportagem publicada na atual edição da revista Veja.

Além da relação com Zuleido Veras, dono da Gautama e principal investigado na Operação Navalha, a revista afirma que Renan Calheiros mantém relações com outra empreiteira, a Mendes Júnior, uma das maiores do país. De acordo com Veja, Cláudio Gontijo, lobista da empresa, pagava várias contas do senador, como a pensão de uma filha de Renan com uma jornalista e o aluguel de um apartamento para a mãe da menina. O lobista também manteria à disposição de Renan um flat num dos hotéis mais caros de Brasília, o Blue Tree, para “compromissos que exijam discrição” (leia mais).

Arlindo Chinaglia disse que ainda não tinha lido a reportagem e, por isso, não teria condições de avaliar o teor da denúncia. “Cada um tem que avaliar as suas circunstâncias e responsabilidades. Evidente que qualquer homem público tem como parte de sua atividade o diálogo com a sociedade. Creio que o presidente do Congresso já está fazendo isso”, declarou.

“Mas é claro que não é agradável ter uma reportagem como essa. Cabe só ao Renan, eventualmente, dar explicações”, afirmou Chinaglia. 

Presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros está em Brasília. Em sua agenda não há nenhum compromisso oficial para esta sexta-feira (25), tampouco a previsão de uma entrevista coletiva para o parlamentar explicar as relações relatadas pela Veja. 

À revista Veja, Renan afirmou que ele mesmo era o dono dos recursos. "O dinheiro era meu", disse. Questionado sobre as razões de o lobista fazer a intermediação, já que o dinheiro era dele, o senador disse que não falaria mais sobre um assunto que está sob segredo de Justiça. A soma do aluguel e da pensão (R$ 16,5 mil) supera os R$ 12,5 mil brutos que o senador recebe mensalmente como vencimento. O peemedebista diz complementar a renda com “rendimentos agropecuários”. (Soraia Costa e Lucas Ferraz)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

STF libera sobrinhos do governador do Maranhão

BM&F banca viagem de sete parlamentares para NY

Gravações mostram Medina com medo de ser dedurado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EDUCAÇÃO

Câmara aprova PEC que permite acúmulo de cargos por professores

2

Câmara dos Deputados

Comissão debate isenção de registro para professor de educação física

3

PLENÁRIO

Câmara aprova MP do setor elétrico; veja principais mudanças

4

Segurança pública

PSB destitui advogados da ADPF das Favelas e é alvo de nota de repúdio

5

Bate-boca

Deputada de MG é chamada de "Barbie da Shopee" e critica Erika Hilton

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES